Louise Glück ganha Prêmio Nobel de Literatura 2020
A poetisa norte-americana Louise Glück ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2020.
A poetisa norte-americana Louise Glück ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2020.
Glück tem o reconhecimento pela “beleza austera” de seu trabalho, disse a Academia Sueca, que supervisiona o prestigioso prêmio.
O prêmio Nobel da Literatura é para quem “produziu no campo da literatura a obra com mais destaque em uma direção ideal”.
Contudo, a escolha do romancista austríaco Peter Handke no ano passado gerou muitas críticas .
Afinal, Handke foi um conhecido apoiador dos sérvios durante a guerra iugoslava dos anos 1990 e falou no funeral do ex-líder sérvio Slobodan Milosevic, acusado de genocídio e outros crimes de guerra.
BREAKING NEWS:
The 2020 Nobel Prize in Literature is awarded to the American poet Louise Glück “for her unmistakable poetic voice that with austere beauty makes individual existence universal.”#NobelPrize pic.twitter.com/Wbgz5Gkv8C— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 8, 2020
Prêmio Nobel de Literatura 2020
Louise Glück, nascida em 1943 em Nova York, fez sua estreia em 1968 com Firstborn e foi rapidamente reconhecida como uma das poetisas mais importantes da literatura americana contemporânea.
Além disso, ela publicou doze coleções e alguns volumes de ensaios sobre poesia. “Suas obras tem a característica da preocupação com a clareza. A infância e a vida familiar, a estreita relação com os pais e os irmãos e irmãs, é um tema que permaneceu no centro dela”, declarou a Academia.
Atualmente, Louise Glück é professora de inglês na Yale University. De acordo com a Academia, a poetisa ficou “surpresa” quando recebeu o telefonema.
Edição especial do Nobel
Por conta do coronavírus, a cerimônia de premiação com os vencedores na edição 2020 não é aberta pela primeira vez desde 1944.
Assim, alguns críticos questionam se 2020 seria o ano das mulheres no prêmio Nobel. Com três ganhadores do Prêmio Nobel de Ciência e do Prêmio Nobel de Literatura, esta temporada está a caminho de quebrar o recorde de mulheres laureadas (cinco em 2009).
Contudo, ainda espera-se o resultado do Nobel da Paz na sexta-feira (09) e da economia na segunda (12). Assim, a lista de mulheres vencedoras dessa edição poderá aumentar.