Joe Biden escolhe Kamala Harris como companheira de chapa
O candidato à presidência dos EUA, democrata Joe Biden nomeou Kamala Harris como sua companheira de chapa – a primeira mulher negra e sul-asiática-americana no papel.
Joe Biden escolhe Kamala Harris como sua companheira de chapa para a eleição presidencial americana. O anúncio foi feito nesta última terça-feira (11) foi Biden.
Após o anúncio, Harris twittou que Biden “pode unificar o povo americano porque ele passou sua vida lutando por nós. E como presidente, ele construirá uma América que vive de acordo com nossos ideais”.
“Estou honrada em me juntar a ele como candidata do nosso partido para vice-presidente e fazer o que for necessário para torná-lo nosso comandante-chefe”, acrescentou Harris.
Os dois devem aparecer juntos pela primeira vez para um discurso nesta quarta-feira (12) em Wilmington, Delaware.
Joe Biden enfrentará o Presidente Donald Trump nas eleições presidenciais em 3 de novembro.
Joe Biden escolhe Kamala Harris após prometer nomear uma mulher como vice
Biden prometeu em março nomear uma mulher como companheira de chapa.
Além disso, ele enfrentou apelos crescentes para escolher uma mulher negra nos últimos meses, enquanto o país era convulsionado pela agitação social por causa da brutalidade policial contra os afro-americanos, um bloco eleitoral chave para o Partido Democrata.
Joe Biden escolhe Kamala Harris como vice em um momento que essas discussões agitam o país.
Apenas duas outras mulheres foram indicadas como candidatas à vice-presidência de um partido importante – Sarah Palin pelo partido Republicano em 2008 e Geraldine Ferraro pelos democratas em 1984. Porém, nenhuma das duas acabou na chapa vencedora.
Contudo, uma mulher negra nunca foi indicada para uma chapa presidencial por nenhum dos dois principais partidos políticos americanos. Assim também como nenhuma mulher ganhou a presidência dos EUA.
Quem é Kamala Harris
Harris tem 55 anos e nasceu em Oakland, Califórnia. É filha de dois pais imigrantes, uma mãe indiana e um pai jamaicano. Porém, disse que sempre se sentiu confortável com sua identidade e simplesmente se descreve como “uma americana”.
Em 2019, a candidata disse ao Washington Post que os políticos não deveriam caber em compartimentos por causa de sua cor ou formação. “Meu ponto era: eu sou quem eu sou. Estou bem com isso”, disse ela.
Harris frequentou a Howard University em Washington, DC, uma das mais proeminentes universidade historicamente negra do país. Segundo ela, neste lugar pode aprender “que poderíamos ser qualquer coisa – que éramos jovens, talentosos e negros, e não deveríamos deixar nada ficar no caminho de nossos sucesso”.
Harris começou a despontar como candidata favorita a vice-presidente por causa de sua experiência como senadora, procuradora-geral da Califórnia e procuradora distrital em San Francisco.