Israel e Emirados Árabes Unidos fecham acordo de paz histórico
Emirados Árabes Unidos e Israel concordam com a ‘normalização total’ das relações diplomáticas, anuncia Trump
Israel e Emirados Árabes fecharam um acordo de paz histórico. O anúncio foi dado nesta quinta-feira (13) pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Grande descoberta hoje! Acordo de paz histórico entre nossos dois GRANDES amigos, Israel e os Emirados Árabes Unidos!” anunciou Trump em seu twitter.
O presidente, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e o vice-comandante supremo dos Emirados Árabes Unidos, o xeique Mohammed Bin Zayed, divulgaram uma declaração conjunta, depois que os três conversaram “e concordaram com a normalização total das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos”.
Segundo a declaração, o “avanço diplomático” foi a “pedido do Presidente Trump”. Além disso, Israel vai “suspender a declaração de soberania sobre as áreas delineadas no plano ‘Visão do Presidente para a Paz’ e concentrar seus esforços agora na expansão dos laços com outros países árabes e o mundo muçulmano”.
Israel e os Emirados Árabes Unidos também disseram que continuarão seus esforços para “alcançar uma resolução justa, abrangente e duradoura para o conflito israelense-palestino”.
Ainda de acordo com a declaração, o acordo entre os países poderá desbloquear o grande potencial internacional da região. Além disso, ambos poderão se beneficiar mutuamente dessa conquista histórica.
Representantes de Israel e Emirados Árabes Unidos se encontrarão nas próximas semanas
As delegações dos dois países devem se reunir nas próximas semanas para “assinar acordos bilaterais relativos a investimento, turismo, voos diretos, segurança, telecomunicações, tecnologia, energia, saúde, cultura, meio ambiente, o estabelecimento de embaixadas recíprocas e outros áreas de benefício mútuo”.
Segundo o comunicado “a abertura de laços diretos entre duas das sociedades mais dinâmicas do Oriente Médio e as economias avançadas transformará a região estimulando o crescimento econômico, aprimorando a inovação tecnológica e estreitando as relações entre as pessoas”.
Trump também disse aos repórteres que Israel e os Emirados Árabes Unidos vão trocar embaixadas e embaixadores e “começar a cooperação em todos os setores”. O presidente disse esperar que outros países sigam o exemplo dos Emirados Árabes Unidos neste esforço para cooperar com Israel no futuro.
“Já estamos discutindo isso com outras nações”, disse Trump. “Então, você provavelmente verá mais acordos como esse”.