Inteligência Artificial detecta o coronavírus através de uma gravação da tosse
Segundo os pesquisadores, os assintomáticos podem diferir dos indivíduos saudáveis na maneira como tossem. A IA identificou com precisão 98,5% das tosses de pessoas confirmadas com covid-19.
Uma Inteligência Artificial detecta o coronavírus em pessoas sem sintomas através da tosse.
Pessoas assintomáticas infectadas com covid-19 não apresentam, por definição, nenhum sintoma físico discernível da doença. Portanto, é menos provável que eles busquem o teste e, sem saber, podem espalhar a infecção para outras pessoas.
Mas parece que aqueles que são assintomáticos podem não estar totalmente livres das mudanças que o vírus causa.
Os pesquisadores do MIT descobriram agora que as pessoas assintomáticas podem diferir de indivíduos saudáveis na maneira como tossem.
Essas diferenças não são decifráveis para o ouvido humano. Mas acontece que eles podem ser captados pela inteligência artificial.
Em um artigo publicado recentemente no IEEE Journal of Engineering in Medicine and Biology, a equipe relata um modelo de IA que distingue pessoas assintomáticas de indivíduos saudáveis por meio de gravações de tosse forçada, que as pessoas enviaram voluntariamente por meio de navegadores e dispositivos como celulares e laptops.
Inteligência Artificial detecta o coronavírus
Os pesquisadores treinaram o modelo em dezenas de milhares de amostras de tosse, bem como palavras faladas.
Quando eles alimentaram o modelo com novos registros de tosse, ele identificou com precisão 98,5% das tosses de pessoas confirmadas com covid-19. Bem como 100% das tosses de assintomáticos – que relataram não apresentar sintomas, mas tiveram resultado positivo para o vírus.
A equipe está trabalhando na incorporação do modelo em um aplicativo amigável que, se aprovado pela FDA e adotado em grande escala, poderia ser uma ferramenta de pré-triagem gratuita. Além disso, seria conveniente e não invasiva para identificar pessoas com probabilidade de ser assintomáticas para covid-19.
Um usuário pode fazer login diariamente, tossir em seu telefone e obter instantaneamente informações sobre se pode estar infectado. Logo depois deve confirmar o resultado com um teste formal em laboratório.
“A implementação eficaz desta ferramenta de diagnóstico em grupo pode diminuir a propagação da pandemia se todos a usarem antes de ir para uma sala de aula, uma fábrica ou um restaurante”, diz o coautor Brian Subirana, um cientista pesquisador no Laboratório de Auto-ID do MIT .