Poderoso grupo financeiro da China rumo a estreia no mercado de ações
O grupo chinês de tecnologia financeira, Ant, revelou planos para uma estreia no mercado de ações que pode bater um recorde de 30 bilhões de dólares
Ant Financial, o poderoso grupo financeiro da China, anunciou seus planos para estrear no mercado de ações. De antemão, a empresa, filiada à gigante do varejo online Alibaba, afirma que venderá ações em Hong Kong e Xangai.
O anúncio foi feito em meio a tensões crescentes, enquanto o governo Trump reprime as empresas chinesas.
Embora muitos no Ocidente não tenham ouvido falar do grupo Ant Financial, ele é mais conhecido na China pela potência dos pagamentos móveis Alipay.
Ant Financial: o poderoso grupo financeiro da China
Ant Financial é um poderoso grupo financeiro da China com sede na cidade de Hangzhou. Seu lançamento aconteceu em 2004 pela gigante do comércio eletrônico Alibaba e seu fundador Jack Ma.
Desde então, a Alipay se tornou o principal negócio de pagamentos móveis da China.
Junto com os pagamentos móveis, mais de 700 milhões de pessoas por mês e 80 milhões de empresas usam o serviço para pagar contas, comprar seguros e investir em fundos mútuos.
Enquanto isso, o Alibaba, que possui uma participação de 33% no grupo Ant Financial, está cada vez mais ampliando seus serviços para o aplicativo Alipay.
De acordo com David Dai, analista sênior da gestora de ativos Bernstein em Hong Kong, a empresa tem uma enorme participação na indústria de pagamentos digitais da China. “Junto com a Tencent, a Ant processa cerca de 28,8 trilhões de dólares de pagamentos e transferências anualmente. Isso é maior que o volume da Visa e Mastercard juntos”, argumentou.
Porém, de acordo com o perfil online da própria empresa, não é o tamanho que importa, mas a longevidade: “Não perseguimos tamanho ou poder; aspiramos ser uma boa empresa que durará 102 anos.”
Venda das ações
Embora o anúncio da Ant não revele a avaliação da empresa ou quanto ela planeja aumentar em sua estreia no mercado de ações, os analistas consideram que o grupo vale até 300 bilhões de dólares.
Isso daria uma avaliação mais alta do que a de muitos dos maiores bancos da América.
De acordo com Shaun Rein, do China Market Research Group, “as maiores instituições financeiras do mundo estão agora na China”.
A expectativa é de que a empresa venda ações equivalentes a uma participação entre 10% e 15%, que poderá ser a maior Oferta Pública Inicial (IPO) da história.
Ant Financial Group planeja fazer sua estreia no mercado da Bolsa de Valores de Xangai e Hong Kong, que são vistos como o equivalente chinês da Nasdaq dos Estados Unidos.
A empresa não divulgou por que escolheu essas bolsas de valores. Porém, é notável que não optou por se listar nos Estados Unidos ou em um dos maiores centros financeiros europeus.
De acordo com Bao Vu, diretor de investimentos da RE Lee Capital, a Ant escolher Xangai e Hong Long é uma grande vitória para a indústria de serviços financeiros da China. Afinal, isso mostra uma alternativa às bolsas dos EUA.
Além disso, abre caminho para que outras empresas de tecnologia se listem fora dos EUA.