Foto de tartaruga mal-humorada, mostrando ‘dedo do meio’, vence premiação
Foto de tartaruga fazendo gesto inusitado venceu em categoria de “imagens mais engraçadas” e deu ao fotógrafo, Mark Fitzpatrick, o troféu.
A foto de uma tartaruga que parece estar mostrando o “dedo do meio” ganhou o prêmio de imagem mais engraçada de 2020 no Comedy Wildlife Photography Award. De autoria de Mark Fitzpatrick, na Austrália, a foto ganhou a premiação nesta terça-feira (27).
O prêmio foi criado em 2015 com o intuito de chamar atenção para a importância de preservar o meio ambiente e os animais selvagens a partir de momentos de descontração provocados por fotos engraçadas, com poses estranhas ou situações “constrangedoras”. “Espero que Terry, a tartaruga [como o animal foi apelidado], possa encorajar mais pessoas a parar por um momento e pensar sobre o quanto nossa vida selvagem depende de nós e o que podemos fazer para ajudá-los”, disse Fitzpatrick em comunicado enviado pela competição.
Foto de tartaruga não foi a única a vencer
Além da foto da tartaruga, uma criatura fofa também venceu, desta vez na categoria “criaturas debaixo d´água”. Vencida pelo voto popular, a fotografia de Roland Kranitz, mostra um roedor que parece estar cantando ópera. Em outra categoria, a de “criaturas voadoras”, foi a vez do fotógrafo Tim Hearn ganha com uma libélula se escondendo.
O fotógrafo campeão da foto da tartaruga, principal categoria, ganhou um safari e uma semana no Quênia, além de um troféu feito a mão em uma galeria de arte. A edição de 2021 do prêmio começará a receber inscrições a partir de março do ano que vem e é possível conhecer as outras fotos premiadas no concurso através do site oficial.