Foguete chinês descontrolado está prestes a cair na terra
Com 18 toneladas, este é um dos maiores itens em décadas a ter um mergulho não direcionado na atmosfera.
Os destroços de um foguete chinês descontrolado devem cair de volta para a Terra em uma reentrada descontrolada neste fim de semana. Com 18 toneladas, é um dos maiores itens em décadas a ter um mergulho não direcionado na atmosfera.
O foguete Long March 5B foi usado para enviar à órbita o módulo Tianhe, o primeiro da futura estação espacial chinesa. O lançamento ocorreu em 29 de abril e o estágio principal do foguete, que é descartado na subida, acabou saindo do controle.
Os EUA disseram na quinta-feira, dia 6 de maio, que estão observando o caminho do objeto, mas que até então não tinham planos de derrubá-lo. “Temos esperança de que ele cairá em um lugar onde não fará mal a ninguém”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. “Esperançosamente no oceano, ou em algum lugar assim.”
Quando o foguete chinês vai cair na terra?
Vários especialistas em modelagem de detritos espaciais estão apontando para o final de sábado ou início de domingo como o momento provável de reentrada. No entanto, tais projeções são sempre altamente incertas.
Já a Agência Espacial Europeia previu uma “zona de risco” que abrange “qualquer porção da superfície da Terra entre cerca de 41,5 N e 41,5 S de latitude” – que inclui virtualmente todas as Américas ao sul de Nova York, toda a África e Austrália, partes de Ásia ao sul do Japão e Espanha, Portugal, Itália e Grécia na Europa.
Como assistir a queda do foguete?
Quer acompanhar onde o foguete chinês descontrolado vai cair? No Twitter, a Aerospace Corporation publica regularmente as previsões sobre o horário e local de reentrada do foguete.
Our latest prediction for #LongMarch5B CZ-5B rocket body reentry is 🚀 09 May 2021 03:30 UTC ± 4 hours along the ground track shown here. Follow this page for updates: https://t.co/p2AU9zVEpA pic.twitter.com/4zvj8LL7K6
— The Aerospace Corporation (@AerospaceCorp) May 8, 2021
Será possível acompanhar também o Clima ao Vivo e a Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), juntamente com o Canal AstroNEOS, que realizarão uma transmissão ao vivo no momento previsto para reentrada, acompanhando a posição do foguete no mapa e as imagens captadas por câmeras em tempo real.
Assista ao vivo: