EUA aprova Moderna como segunda vacina para covid-19
O país concordou em comprar 200 milhões de doses da vacina Moderna contra a covid-19.
EUA aprova Moderna como segunda vacina para covid-19 no país.
A Food and Drug Administration (FDA) autorizou o jab feito nos EUA há cerca de uma semana depois de aprovar uma vacina Pfizer / BioNTech, que já está em distribuição.
Assim, os EUA concordaram em comprar 200 milhões de doses de Moderna e seis milhões já podem estar prontas para entregas.
Até o momento, o país tem o maior número de mortes e casos de covid-19 do mundo.
De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o país registrou mais de 313.500 mortes e cerca de 17,5 milhões de infecções.
O comissário da FDA, Stephen Hahn, disse que a aprovação emergencial da vacina na sexta-feira (18) marcou “outro passo crucial na luta contra esta pandemia global que está causando um grande número de hospitalizações e mortes nos EUA a cada dia”.
A autorização veio depois que um painel consultivo na quinta-feira votou 20-0 com uma abstenção de que os benefícios da vacina Moderna superam os riscos para pessoas com 18 anos ou mais.
De acordo com os reguladores, a vacina da Moderna é segura e 94% eficaz.
EUA aprova Moderna como segunda vacina
Horas antes do anúncio, o presidente Donald Trump tuitou que a vacina havia sido “aprovada de forma esmagadora”. Bem como a distribuição “começaria imediatamente”.
“Parabéns, a vacina Moderna já está disponível!”, twittou Trump.
O presidente eleito Joe Biden, que deve receber a vacina na segunda-feira, disse que a autorização da Pfizer e dos jabs Moderna “nos garante que dias melhores estão por vir”.
Mas, ele acrescentou, “a luta contra a covid-19 ainda não acabou”.
“Conhecemos os imensos desafios que temos pela frente, como o aumento da produção, distribuição. Bem como a tarefa monumental de vacinar centenas de milhões de americanos. Assim, precisamos ter certeza de que temos os recursos para fazer tudo isso e rapidamente”.