Polêmica entrevista com a princesa Diana está sob investigação novamente
A controversa entrevista com a princesa Diana feita pela BBC em 1995 será investigada novamente. De acordo com a BBC, repórter usou de documentos falsos para persuadir a princesa.
A controversa entrevista com a princesa Diana feita pela BBC em 1995 trouxe revelações sobre seu casamento com o príncipe Charles.
Assim, sua conversa com o jornalista Martin Bashir gerou críticas e mudou o curso da história da família real.
Contudo, agora a BBC está reabrindo uma investigação sobre se agiu de maneira inadequada para conseguir a entrevista.
Muitas pessoas pensam que a BBC conseguiu que Diana concordasse com a entrevista sob falsos pretextos.
Há muito tempo existem alegações que Bashir usou documentos falsos que sugeriam que os funcionários do palácio estavam trabalhando contra a princesa Diana. Bem como estavam sendo pagos para espioná-la, relatou o âncora da CNN e correspondente Max Foster.
Com um novo diretor-geral na BBC, essas alegações estão em um momento de revisão.
Contudo, não poderia vir em um momento mais inconveniente para a empresa de mídia. Afinal, a BBC está atualmente se concentrando na negociação de um futuro pacote de financiamento com o governo britânico.
“O panorama da mídia mudou totatalmente nos últimos 25 anos desde que Diana se sentou com Bashir”, destacou Foster.
Mas o diretor-geral da BBC, Tim Davie, se dedica a investigar as circunstâncias da entrevista. Um juiz sênior aposentado conduzirá a investigação.
“Faremos todo o possível para chegar ao fundo disso”, disse Davie em um comunicado.
Entrevista com a princesa Diana sob investigação
Matt Weissler, que era designer gráfico da BBC na época, admitiu ter falsificado extratos bancários depois que Bashir entrou em contato com ele e disse que precisava de “alguns extratos bancários”.
Assim, o irmão da princesa Diana, Charles Spencer, afirma que Bashir o enganou mostrando-lhe os extratos bancários falsos, o que o levou a apresentar o jornalista à irmã.
“Toda a premissa da entrevista foi estabelecida em bases falsas e duvidosas”, disse Richard Kay, repórter do Daily Mail.
De acordo com Charles Anson, secretário de imprensa da rainha na época, o Palácio de Buckingham foi pego de surpresa pela entrevista de 1995.
Mas os funcionários do palácio receberam instruções para apoiar a princesa, relatou Foster.
Pouco depois da entrevista, em 1996, a BBC lançou um inquérito interno e concluiu que os documentos foram falsificados. Mas não tiveram um papel na decisão de Diana de participar da entrevista.