Disney anuncia colaboração com empresa africana de entretenimento
Esta é a primeira vez que a Disney vai trabalhar com contadores de histórias africanos para criar uma série de animação ambientada no continente.
Disney anuncia colaboração com empresa africana de entretenimento. O anúncio foi feito na última sexta-feira (11).
Fartos de não-africanos contarem histórias africanas, três amigos da Nigéria e de Uganda criaram a Kugali Media em 2017 para contar histórias do continente.
Os criadores de Kugali trabalham com o gênero Afrofuturismo. Bem como fazem referência à história e tradição africana, que em parte tenta abordar a ausência de africanos na ficção científica convencional.
Por meio da empresa de entretenimento, os amigos – Tolu Olowofoyeku, Hamid Ibrahim e Fikayo Adeola – criaram uma coleção de quadrinhos chamada “Iwaju”. A história acontece em um cenário futurístico em Lagos, a capital da Nigéria.
Agora, “Iwaju” – que se traduz aproximadamente como “o futuro” na língua iorubá falada na África Ocidental – foi escolhida como uma nova série de TV pelos estúdios da Walt Disney Animation.
In a first-of-its-kind collaboration, Disney Animation and Pan-African entertainment company Kugali will team up to create an all-new, science fiction series coming to #DisneyPlus in 2022: Iwájú. Check out a first look at visual development art from the series. pic.twitter.com/9iuWFDr61T
— Disney Animation (@DisneyAnimation) December 11, 2020
Disney anuncia colaboração com empresa africana de entretenimento
A Disney anunciou ontem que a série de animação vai estrear em sua plataforma de streaming Disney + em 2022. Bem como a chamou de “colaboração inédita”.
Embora detalhes mais específicos sobre a série ainda não estejam disponíveis, a diretora de criação do Disney Animation Studios, Jennifer Lee, disse que vai explorar temas de “classe, inocência e desafio ao status quo”.
“Aqui estavam três talentosos artistas de quadrinhos. O sonho deles era trazer histórias africanas que fossem feitas por artistas africanos para o mundo. Bem como destacar a diversidade de culturas, histórias e vozes em todo o continente”, disse ela.
Além disso, Lee acrescentou “seus talentos como contadores de histórias nos surpreendeu”.
Contudo, esta não é a primeira vez que a Disney faz parceria com empresas de entretenimento africanas. Em setembro, o estúdio se associou à FilmOne Entertainment da Nigéria para distribuir filmes de propriedade da Disney na África Ocidental de língua inglesa.