Coronavírus na França: número de novos casos é o maior desde o final de maio
Conselho científico que orienta o governo na luta contra o Coronavírus na França alertou que o país não ficará imune a uma segunda onda no outono.
Coronavírus na França volta a preocupar e aumentar os números na curva de contágio. De acordo com os relatórios divulgados, o número de pessoas com diagnóstico positivo para covid-19 aumentou em mais de 30% em uma semana
Segundo o Le Monde, este é um aumento sem precedentes desde 30 de maio. A França identificou 1.695 novas contaminações por coronavírus em vinte e quatro horas, anunciou a Diretoria Geral da Saúde (DGS) nesta quarta-feira (5) em um comunicado à imprensa.
Nesta semana, o Ministério da Saúde francês tornou público um documento com parecer do conselho científico, intitulado: “Prepare-se agora para antecipar a volta do vírus no outono”.
Segunda onda do coronavírus na França
O documento de 42 páginas, enviado ao Executivo no dia 27 de julho, vem na sequência do parecer anterior do início de junho. O parecer enviado anteriormente previa os possíveis cenários da pandemia, e também deixou claro a perspectiva “altamente provável” de uma segunda onda.
Por enquanto, estima o conselho científico, a França encontra-se numa situação correspondente ao “cenário tipo 1 enfraquecido”, tal como a Itália, com um recente aumento do número de casos Covid-19 em várias regiões.
Na ausência de medidas suficientes (uso de máscara, distanciamento físico, lavagem das mãos), “não podemos excluir o recomeço da epidemia no verão, em particular durante os encontros mal controlados”, sublinha o opinião dos cientistas.
Para se preparar para uma nova onda epidêmica no outono, o conselho científico recomenda sete protocolos sobre diferentes assuntos: medidas de barreira, testes, isolamento de pessoas em risco de doença grave, proteção de lares de idosos e das populações mais pobres.
Além disso, um capítulo é dedicado às grandes metrópoles, outro à preparação hospitalar e o último aos riscos psicossociais.
Macron se reunirá com conselho de defesa da covid-19
Em entrevista, o presidente francês, Emmanuel Macron anunciou a realização de uma reunião com o conselho de defesa da covid-19 na próxima semana.
Além disso, o presidente ressaltou a importância da população francesa se manter vigilante quanto aos cuidados de prevenção do vírus. “Recomendo a maior vigilância e respeitar o uso de máscara em local fechado”, acrescentou o Chefe de Estado.
Várias cidades e metrópoles já decretaram o uso obrigatório de máscara em locais públicos abertos e Paris deve fazer o mesmo nos próximos dias .
Diante desse ressurgimento de casos, muitos países reforçaram nesta sexta-feira medidas e restrições sanitárias, a fim de evitar uma segunda onda de contaminação.