Coronavírus na Espanha: país registra 1.525 novos casos em apenas 24 horas
Espanha vê aumento gradativo dos contágios desde o fim da quarentena. Madri é a cidade na Europa com mais números de mortes por coronavírus.
Os números de contaminações por coronavírus na Espanha voltaram a subir e deixaram o país em estado de alerta. Somente nesta sexta-feira (31) foram registrados mais de 1.500 novos casos.
Logo após o fim da quarentena, 21 de junho, os casos de coronavírus na Espanha aumentaram sucessivamente. Segundo o relatório diário publicado pela Health, são relatados diariamente em média 2.000 novos casos no país. Somente na última semana, 14.198 novos diagnósticos foram publicados e 12 mortes foram registradas.
De acordo com o El País, mais da metade das contaminações recentes correspondem às cidades de Aragão e Madri, que registram mais casos do que a Catalunha há alguns dias.
Como resultado, as internações em hospitais sofreram um ligeiro aumento. Segundo o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências, Fernando Simón, ainda não há lotação do sistema hospitalar. Porém, a cidade de Aragão, aumentou recentemente as áreas de unidades intensivas para atender os novos casos com sintomas graves.
Madri é a cidade com mais casos de coronavírus na Espanha e na Europa
Segundo um relatório publicado pelo Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido (ONS), Madri é a cidade com maior mortalidade por coronavírus na Europa.
O relatório comparou mortes por todas as causas na Europa na primeira metade do ano. Em síntese, a ONS concluiu que o pico mais alto de excesso de mortalidade ocorreu em Madri na semana de 27 de março, quando quatro vezes mais pessoas morreram do que o normal.
O Palácio de Gelo em Madri chegou a ser usado como necrotério durante as piores semanas da crise da pandemia.
Após o pico de Madri, a segunda cidade com maior excesso de mortalidade (aumento de 316,6%) foi Barcelona, que começou a enfrentar sua maior crise na semana de 3 de abril.
Enquanto os casos aumentam, a possibilidade de uma segunda onda de infecções preocupa a comunidade internacional. Recentemente o Reino Unido passou a solicitar quarentena obrigatória de 15 dias a viajantes vindos da Espanha.