CEO da Volkswagen diz que pretende conquistar mercado de Elon Musk
Herbert Diess, atual CEO Volkswagen, mandou uma mensagem bem direta para Elon Musk, CEO da fabricante concorrente Tesla. Segundo ele, a empresa está focada em desbancar o sucesso da fabricante de automóveis eletrônicos.
A renomada marca de automóveis Volkswagen, quer competir com a Tesla, empresa de Elon Musk. Pelo menos foi isso que o CEO da empresa, Herbert Diess, afirmou em seu Twitter. Ele mencionou Elon Musk, atual CEO da empresa especializada em armazenamento de energia e automóveis sustentáveis.
“Olá Twitter! Estou aqui para causar impacto no Volkswagen Group, especialmente em questões políticas. E, é claro, para conquistar uma fatia de mercado do Elon Musk, afinal, nosso ID.3 e e-Tron [modelos de carros] conquistaram os primeiros mercados na Europa. Ansioso por discussões produtivas”, escreveu Diess.
Hello @Twitter! I’m here to make an impact with @VWGroup, especially on political issues. And, of course, to get some of your market shares, @elonmusk – after all, our ID.3 and e-tron have won the first markets in Europe. Looking forward to productive discussions!
— Herbert Diess (@Herbert_Diess) January 20, 2021
Relação da Volkswagen com a Tesla, empresa de Elon Musk
Essa não foi a primeira vez que os CEOs se mencionaram nas redes sociais. Apesar de não ter respondido à mensagem de Herbert Diess, Elon Musk já citou o CEO da Volkswagen de uma forma mais amigável. Em setembro de 2019, quando alguém criticou a fabricante de carros, Musk respondeu: “Herbert Diess está fazendo mais do que qualquer grande montadora para popularizar a energia sustentável. O bem do mundo deve estar em primeiro lugar. Pelo que vale, ele tem meu apoio.”
Já Michael Manske, porta-voz da Volkswagen, também elogiou a Tesla. “Herbert Diess e Elon Musk têm um bom relacionamento e se respeitam”, disse ele. “A competição com a Tesla acelera a transformação da Volkswagen.”
Volkswagen quer ser mais sustentável
O Grupo Volkswagen, fundando em 1937 na Alemanha, agora pretender investir com força no mercado da sustentabilidade. A marca deu um salto ao produzir veículos elétricos, e vendeu mais carros desse nicho do que qualquer outra fabricante tradicional.
Segundo a revista EXAME, a montadora alemã vendeu 231,6 mil veículos elétricos só em 2020, um pouco menos da metade dos 500 mil carros vendidos pela Tesla.
Quem é Elon Musk?
Elon Musk tem apenas 49 anos e atualmente é considerado o “homem mais rico do mundo”. A fortuna de Musk já ultrapassou 188 bilhões de dólares. Há anos trabalhando com sustentabilidade e no desenvolvimento tecnológico, Musk é fundador e CEO da Tesla e da Space-X.
Só nesse ano, as ações da Tesla superou os 6% durante o pregão do dia 7 de janeiro, segundo o site estadunidense CNBC. Mas a ascensão do empresário bilionário aconteceu de forma rápida. Não por menos, a mídia internacional descreve como “a criação de riqueza mais rápida da história”.
Mas nem tudo são flores, entre 2008 e 2009 o empreendedor chegou a falir e quase pôs tudo a perder durante o divórcio de seu primeiro casamento. Em sua biografia lançada em 2013, em busca de opções para salvar a Tesla em meio a problemas com vendas antecipadas, Musk chegaou a fechar um “acordo de aperto de mão” com a empresa Google de seu amigo Larry Page para compra da fabricante.
Como Musk começou a ganhar dinheiro?
A primeira empresa criada por Elon Musk e seu irmão foi a Zip2, um software que atuava como versão online de um guia para contato de empresas e clientes/usuários. Em 1999, apenas quatro anos após a criação do software, a Zip2 foi vendida por 307 milhões de dólares, rendendo a Elon Musk 22 milhões de dólares.
Com metade do valor levantado na venda, Musk cofundou a X.com, uma empresa online de serviços bancários. Após sua fusão com a empresa rival, a X.com mudou seu nome para PayPal, e Musk tornou-se o acionista majoritário. Em 2002, Elon Musk vendeu o PayPal ao Ebay e faturou 180 milhões de dólares com sua parte da empresa.
Com maior ambição e mais dinheiro no bolso, Elon Musk voltou seu olhar às tecnologias inovadoras e o espaço. Após a venda do PayPal, e assim criou a SpaceX, sua empresa de exploração espacial, e co-fundou a Tesla. Essas empresas são as principais marcas responsáveis por alavancar sua fortuna.