Bolsonaro não reconhece vitória de Biden nos EUA
Presidente é um dos poucos líderes mundiais que ainda não se manifestou sobre a vitória do democrata na disputa sobre Donald Trump
O resultado das Eleições 2020 nos Estados Unidos aconteceu na primeira semana de novembro, mas até o momento, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), não deu uma declaração sobre o caso.
Segundo auxiliares, ele só irá se manifestar e reconhecer a vitória do democrata Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unidos após 14 de dezembro.
- Joe Biden é eleito presidente dos EUA; Veja mais
O presidente do Brasil alega que ele só falaria sobre o tema na data final, quando o Colégio Eleitoral deve formalizar a vitória de Biden.
“Confiaram em um método onde o povo estava sempre com um objetivo. É um dos países que é ‘mãe da democracia’. Agora, a imprensa não divulga, mas seu tenho minhas fontes de informações, não adianta falar para vocês, não vão divulgar. Mas realmente teve muita fraude lá, isso ninguém discute”, disse Bolsonaro à jornalistas, sem citar a fonte da informação, no mês passado.
Ordem de Bolsonaro
Em novembro desde ano, logo que encerrou as votações que acusaram Biden como novo presidente dos EUA, o vice-presidente Hamilton Mourão, em uma entrevista, o tratou como eleito.
Segundo a Folha de S. Paulo, tal declaração não agradou o presidente Bolsonaro e por isso ele deu a ordem a ministros para que a resposta padrão fosse: ‘não é hora de comentar’.
Bolsonaro é um eterno aliado e admirador do rival de Biden nas Eleições 2020 nos EUA, Donald Trump. Ambos possuem a mesma linha de didáticas e são considerados ‘durões’ pela grande parte da mídia.
A todo momento, Trump tem tentado judicializar o resultado das eleições nos Estados Unidos, justamente sob a alegação de fraudes e com questionamentos sobre o voto pelo correio, modalidade possível em alguns estados. A campanha dele, porém, já sofreu mais de 20 derrotas judiciais desde o resultado das eleições.