Apagão na Europa foi um ataque cibernético? Entenda causa
Uma queda de energia atingiu a Espanha e Portugal, deixando milhares de pessoas sem eletricidade

Espanha, Portugal e parte do sudoeste da França sofreram falta de eletricidade nesta segunda-feira, 28 de abril. Cidades como Madri, Barcelona e Lisboa estão entre as afetadas. Mas o que causou o apagão na Europa?
Por que aconteceu o apagão na Europa?
A REN portuguesa afirmou que um “fenômeno atmosférico raro” causou um grave desequilíbrio nas temperaturas, o que levou aos desligamentos generalizados.
“Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, ocorreram oscilações anômalas nas linhas de altíssima tensão (400 kV), um fenômeno conhecido como ‘vibração atmosférica induzida’. Essas oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”, esclareceu a companhia.
A informação é de que os riscos impostos aos sistemas elétricos por grandes variações nas temperaturas atmosféricas são bem conhecidos na indústria, mesmo que seja raro que problemas se manifestem nessa escala.
“Devido à variação de temperatura, os parâmetros do condutor mudam ligeiramente”, disse Taco Engelaar, diretor administrativo da Neara, fornecedora de software para concessionárias de energia. “Isso cria um desequilíbrio na frequência.”
O escritório nacional de segurança cibernética da Espanha declarou ter reunido evidências sugerindo que a queda de energia poderia ser resultado de um ataque cibernético, mas essa alegação foi negada por autoridades portuguesas e da UE.