Morre Tom Moore: saiba quem foi o capitão britânico que viveu 100 anos
Uma figura que se tornou uma inspiração ao combate da Covid-19 em 2020. Sir Tom Moore morreu aos 100 anos após complicações causadas pela doença. A informação foi confirmada pela família do capitão nesta terça-feira (02/02).
O Reino Unido se despediu de uma figura icônica nesta terça-feira, 2 de fevereiro. O capitão Sir Tom Moore, veterano britânico da Segunda Guerra Mundial, teve a sua morte confirmada pela família através das redes sociais. Moore tinha 100 anos e estava hospitalizado devido complicações da Covid-19.
“É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore. O último ano da vida de nosso pai foi nada menos do que notável. Ele foi rejuvenescido e experimentou coisas que sempre sonhou. Embora tivesse estado em tantos corações por pouco tempo, ele foi um pai e avô incrível e permanecerá vivo em nossos corações para sempre”, disseram as filhas de Moore por meio de um comunicado oficial.
— Captain Tom Moore (@captaintommoore) February 2, 2021
Quem foi Sir Tom Moore?
Criado na região de Yorkshire, no norte da Inglaterra, Sir Tom Moore serviu pelo exército na Índia, na Birmânia e na Sumatra durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2020, Moore ficou conhecido internacionalmente após um ato de compaixão e solidariedade devido a pandemia da Covid-19.
O capitão britânico foi protagonista de uma campanha de arrecadação para o Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês), durante o primeiro lockdown da Inglaterra. Tom Moore caminhou por seu jardim com a ajuda de um andador para arrecadar 38,9 milhões de libras (cerca de 285 milhões de reais). Ele conseguiu dar 100 voltas e arrecadou 33 milhões de libras (233 milhões de reais).
Título de cavaleiro
Após a repercussão da campanha de arrecadação, Tom Moore ganhou o título de cavaleiro “Sir” aos 99 anos. O capitão britânico recebeu uma indicação especial do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e recebeu o título diretamente da Rainha Elizabeth II. O encontro dos dois aconteceu no Castelo de Windsor.
Com um andador, Tom Moore encontrou a majestade real, Rainha Elizabeth II, que lhe concedeu o título de “Sir” tocando os ombros do homenageado com uma espada do pai, George VI. Em gesto de agradecimento, Moore afirmou que o dia foi um dos mais especiais da sua vida.
“Estou impressionado com o fato de que isso tenha acontecido comigo”, declarou Sir Tom Moore. No 100º aniversário do capitão, ele foi nomeado coronel honorário e membro honorário da equipe de críquete da Inglaterra.
Relação com a Rainha Elizabeth II
A Rainha Elizabeth II envia uma mensagem particular de condolências à família do capitão Sir Tom Moore, segundo informações do Palácio de Buckingham. Através das redes sociais, a realeza britânica também publicou um comunicado oficial.
“Sua Majestade gostou muito de conhecer o capitão Sir Tom e sua família em Windsor no ano passado. Seus pensamentos, e os da família real, estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo.”