Ministro da Saúde Eduardo Pazuello testa positivo para covid-19
Notícia sobre saúde de Eduardo Pazuello vem em dia conturbado por conta de anúncio de compra de vacinas contra covid-19; ministro segue em quarentena
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, está infectado com covid-19. Segundo informações de fontes em Brasília, o resultado positivo da testagem foi entregue a ele ontem, terça-feira, dia 20. Assim que teve acesso a informação, o ministro resguardou-se em um hotel na capital federal onde iniciou a quarentena.
A notícia chega em um dia conturbado, justamente quando o presidente Bolsonaro contraria o ministro e diz que ‘vacina da China’ contra a covid-19 não será comprada.
Pazuello tem sintomas de covid-19
Ontem, o general Pazuello teve quadro febril e cumpriu apenas parte de sua agenda, evitando contato com outras pessoas. Na segunda-feira o ministro também apresentou mal estar e foi informado que seria apenas um quadro de desidratação.
De acordo com interlocutores no ministério, o tratamento inicial de Pazuello é feito com uso de analgésicos.
O ministro ainda inspira cuidados, por conta de possuir comorbidade – no caso a hipertensão – e estar obeso. Isso o coloca no grupo de risco para a doença e uma internação preventiva não é descartada.
Eduardo Pazuello assumiu o Ministério da Saúde (MS) em maio, interinamente, depois da saída de Nelson Teich.
Foi oficializado no cargo em 16 de setembro e é o terceiro ministro da Saúde durante a pandemia, depois de Teich e de Luiz Henrique Mandetta.
Pazuello já estava no MS antes de ser alçado ao posto de ministro. Ele ocupava o cargo de secretário-executivo do ministério, considerado o segundo mais importante posto na pasta.
Covid-19 no Planalto
Com a confirmação, o ministro Eduardo Pazuello engrossa a lista do primeiro escalão do governo atingido com a covid-19. Veja a lista de quem já foi infectado pela doença nas cercanias do Palácio do Planalto.
- Presidente Jair Bolsonaro
- Primeira-dama Michelle Bolsonaro
- Ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo)
- Ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)
- Ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia)
- Ministro Milton Ribeiro (Educação)
- Ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania)
- Ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações)
- Ministro Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)
- Ministro Braga Netto (Casa Civil)
- Ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral)
- Ministro Marcelo Álvaro Antonio (Turismo)
- Ministro Fábio Faria (Comunicações)