Estado de SP deve voltar à fase vermelha nos fins de semana
Por conta do agravamento da pandemia, o governo decidiu que todos os municípios de São Paulo devem tomar medidas mais restritivas contra a COVID-19.
Por conta da alta nos casos de COVID-19, o estado de SP vai retornar à fase vermelha durante todos os dias da semana a partir das 20h. Nos finais de semana e feriados a medida será aplicada de dia e de noite.
A decisão foi tomada ontem (21) pela noite em reunião no Palácio dos Bandeirantes e o decreto oficial deve ser lançado ainda hoje. A medida deve começar a valer a partir de hoje ainda. Confira o que muda no estado.
A informação acerca dos fins de semana e feriados havia sido revelada pelo site do jornal O Estado de S. Paulo e confirmado pela Folha.
Por que a mudança para a fase vermelha em SP?
O retorno do estado de SP à fase vermelha se deu pelo aumento de casos de COVID-19 e maior ocupação de leitos de UTIs. O diagnóstico do Centro de Contingência do Coronavírus, que conta com 20 especialistas e autoridades de saúde, é de que é preciso frear as aglomerações proporcionadas por bares e restaurantes, principalmente.
A taxa de ocupação geral de UTIs foi de 61,8% para 70,8% do começo do mês para cá. Na Grande São Paulo, foi de 66,9% para 71,5%.
Até o momento são 13.711 doentes de Covid-19 internados no estado, 6.053 deles em UTIs.
O que muda na fase vermelha em SP?
A partir de hoje (22) à noite, todo o estado de São Paulo deve retornar à fase vermelha durante os dias uteis depois das 20h e durante todo o dia nos finais de semana e feriados.
Na fase vermelha apenas os serviços essenciais, como hospitais e supermercados, podem funcionar normalmente. Comércios, lojas, restaurantes e bares devem se manter fechados.
Por isso, nos momentos em que o estado estiver nesta fase, estabelecimentos que não forem essenciais deverão fechar. Até às 20h durante os dias uteis, as cidades do estado se mantem na fase em que já estavam do plano de contingencia. A medida nova vale apenas durante a noite, fim de semana e feriados.
O que abre na fase vermelha?
- Farmácias
- Mercados e supermercados
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavanderias
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
- Transportadoras
- Oficinas de veículos
- Igrejas
- Bancos
- Serviços veterinários
- Pet shops
O que não abre?
- Comércios gerais, como lojas de roupa ou calçados
- Salões de beleza
- Bares e restaurantes para consumo no local
- Escritórios
- Academias
- Shopping centers
- Cinemas
- Eventos culturais