Embarque seguro: aeroportos brasileiros passam a realizar reconhecimento facial
Aeroporto Internacional de Florianópolis é o primeiro a realizar o teste do novo sistema de identificação biométrica no país
Realizar um embarque seguro apenas com uma selfie parece coisa de outro mundo. Mas a verdade é que a tecnologia está muito perto de se tornar realidade no Brasil. Em fase de testes, o embarque por reconhecimento facial promete ser o novo passaporte brasileiro.
O que é?
“Embarque Seguro” é um programa do Governo Federal que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O projeto, por sua vez, consiste em adotar uma tecnologia de identificação de passageiros através do reconhecimento biométrico.
Desse modo, a proposta tem como objetivo fazer com que os embarques nos aeroportos nacionais e as viagens aéreas sejam mais seguras. Além disso, a tecnologia dispensa a apresentação da documentação. Isso porque a captação de imagens é cruzada com a base de dados governamentais, identificando o indivíduo.
Todavia, o novo recurso ainda está em fase de testes, no entanto, a previsão é que a implementação ainda ocorro esse ano. Segundo o Governo Federal, a implementação do projeto deve ser feita nos principais aeroportos do país assim que aprovado.
Como funciona o Embarque Seguro?
Benefícios do Embarque Seguro
- Comprovar a identidade de quem está embarcando;
- Garantir mais segurança aos passageiros;
- Reduzir o tempo de espera em filas;
- Proporcionar uma segurança sanitária, evitando contatos;
- Identificar procurados e/ou foragidos;
Primeiros testes
O Embarque Seguro teve seu primeiro teste realizado em um aeroporto na última quinta-feira, 08. O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o piloto no país a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial.
Desse modo, foram 12 viajantes voluntários que participaram do teste, segundo a Floripa Airport. Assim, os passageiros viajaram de Florianópolis para Garulhos, em São Paulo.
Devido ao sucesso do teste inicial, as expectativas para a implementação do programa aumentaram. Com isso, o Governo Federal irá realizar novos testes nos próximos 30 dias.
No entanto, ainda não há datas definidas nem quais serão os próximos aeroportos a participarem da testagem. Todavia, você ser voluntários no projeto, basta se inscrever pelo aplicativo da Serpro.