Copa São Paulo de Futebol Jr tem edição de 2021 cancelada; veja motivo
Competição mais tradicional do futebol de base brasileiro não terá edição no ano que vem. A ‘Copinha’ como é conhecida, reúne todos os anos cerca de 128 times e mais de 3,8 mil atletas de todos os estados do Brasil.
A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta quinta (26), a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2021. De acordo com o comunicado, a medida foi tomada visto que não há condições de segurança sanitária tanto para os atletas, quanto para a população, em meio à pandemia de Covid-19.
A Copa São Paulo de 2021 contaria com 255 jogos, entre 128 times e mais de 3,8 mil atletas de todos os estados do Brasil, mas espalhados em 31 municípios paulistas. Criada em 1969, a tradicional copinha não ocorreu apenas em 1987. No entanto, a não realização do torneio se deu devido à uma transição da organização, que passou da prefeitura para a FPF.
Aos torcedores e torcedoras, um doloroso comunicado sobre a @Copinha 2021 #VoltaremosMaisFortes pic.twitter.com/YxLOG362t2
— Copinha (@Copinha) November 26, 2020
O sonho da maioria dos atletas de base do futebol brasileiro é disputar a Copa São Paulo. A competição, é a principal das categorias de base do mundo futebolístico nacional, por isso pode ser a porta de entrada dos garotos aos grandes clubes. No entanto, a não realização da edição de 2021 deixou muitos jovens preocupados, pois a idade máxima para disputa do torneio é de até 20 anos.
Mas, de acordo com a FPF, a forma encontrada para não acabar com o sonhos desses atletas é permitir que na próxima edição do torneio, seja permitida a participação dos atletas nascidos em 2001.
+ Argentinos prestam suas últimas homenagens a Maradona
Maiores campeões da Copa São Paulo
O Corinthians é o maior vencedor da Copa São Paulo. O alvinegro soma então 10 títulos em toda sua história. No entanto, os segundos colocados são o Fluminense e o Internacional. Ambos possuem cinco canecos.
Confira a lista de campeões:
- Corinthians – 10
- Internacional – 5
- Fluminense – 5
- São Paulo – 4
- Flamengo – 4
- Santos – 3
- Atlético-MG – 3
- Ponte Preta – 2
- Nacional-SP – 2
- Portuguesa – 2
- Juventus – 1
- Cruzeiro – 1
- Guarani – 1
- Vasco – 1
- América-SP -1
- América-MG – 1
- Lousano Paulista-SP – 1
- Roma Barueri – 1
- Marília-SP – 1
- Santo André – 1
- Figueirense – 1