CPF irregular: saiba como regularizar seu documento pela internet

Receita Federal oferece serviço online para regularizar o CPF nos casos de complementação de dados cadastrais que não constem na base de dados e quando não houver pendência na entrega de declarações de pessoa física

Um CPF irregular pode impedir que o contribuinte realize ações básicas ou necessárias: movimentar sua conta bancária, receber a aposentadoria ou participar de concursos públicos. Durante as ações do estado de calamidade pública, ele era um requisito necessário para a solicitação do auxílio emergencial, por exemplo. Por isso, regularizar o CPF é importante para qualquer cidadão.

Com o aumento nas demandas pelos serviços relacionados ao CPF, a Receita Federal lançou em seu site a seção ‘Meu CPF’. Nele, reúnem-se os principais serviços e orientações para regularizar a situação cadastral do seu CPF, simplificando os processos e esclarecendo as dúvidas. Assim, o cidadão não precisa sair de casa para lidar com a burocracia. Segundo a Receita, a regularização do CPF na Internet será realizada nos casos de complementação de dados cadastrais que não constem na base de dados e quando não houver pendência na entrega de declarações de pessoa física.

 

O que pode deixar o CPF irregular?

O CPF é um dos documentos pessoais mais importantes da vida do cidadão. Assim, o documento pode ficar suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. As informações são relevantes porque as informações também são usadas no cruzamento de dados com a Receita Federal. O CPF é dado como irregular por cinco motivos:

  • Suspensão: quando dados são inconsistentes ou tenham algum erro. Sendo eles, nome, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor. Mas também, quando o cidadão deixa de votar e não justifica o voto.
  • Cancelamento: em casos de perda ou roubo, o CPF pode ser cancelado. Além disso, quando o número do CPF tem um número repetido, ou seja, emissão do documento com erro no cadastro.
  • CPF nulo: aponta fraude na inscrição do documento na Receita Federal.
  • Titular falecido.
  • Mas também, pode existir pendências de regularização. Isso acontece quando o contribuinte não declarou Imposto de Renda em algum momento, nos últimos cinco anos.

 

Nome sujo torna o CPF irregular?

O CPF irregular não tem ligação com a restrição do nome, embora os dois impedem algumas ações. Isso porque o “nome sujo” está relacionado com a existência de débitos. Contudo, o CPF irregular ocorre por erros no cadastro do documento na Receita Federal ou por outras situações indicadas acima. Por fim, a restrição no nome não impede a abertura de contas bancárias, solicitação de documentos, como o passaporte e carteira de trabalho ou participação de concursos públicos, já o CPF irregular, sim.

 

Como consultar a situação do seu CPF?

Em primeiro lugar, é necessário saber qual é o problema com o seu CPF. Dessa forma, você deve consultar a sua situação cadastral no site da receita. Basta:

  1. Acesse o site da Receita Federal em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”;
  2. Preencha os campos de CPF, data de nascimento e marque em “Não sou um robô”, ou realize a consulta com captcha sonoro;
  3. Em frente a “Situação Cadastral” será informada.

 

Como regularizar seu CPF pela internet?

Portanto, o cidadão pode atualizar o CPF pela internet e, se houver necessidade de apresentar seus documentos de identificação, pode enviar por e-mail à Receita Federal, anexando uma selfie sua segurando o documento, para comprovar sua legitimidade. A Receita Federal disponibilizou uma cartilha que esclarece os principais problemas e como o cidadão pode lidar com eles:

Significa que você não entregou alguma Declaração do Imposto de Renda. Assim, você deve:

  1. Consulte qual declaração está em falta, através do portal e-CAC, com uma conta do Gov.Br ou código de acesso;
  2. Após descobrir a declaração que falta, é preciso entregá-la no próprio Portal e-CAC ou APP Meu Imposto de Renda.

Dessa maneira, o seu CPF ficará regular assim que a declaração for processada. Isso pode acontecer no dia seguinte.

Significa que seu CPF está com informações incorretas ou incompletas. Para resolver o problema, você deve:

  1. Entrar com um pedido de regularização e preencher com as informações corretas;
  2. Após confirmar, será gerado um protocolo para você apresentar seus documentos à Receita Federal. Portanto, será preciso agendar um atendimento na unidade ou enviar os documentos por e-mail.

Para casos onde aparece indevidamente que o titular está falecido é porque significa que foi informada a data de falecimento no CPF. Para resolver, agende um atendimento em uma unidade da Receita Federal e converse com um dos atendentes, levando seus documentos de identificação.

O CPF cancelado acontece, então, em casos de duplicidade ou por decisão em um processo. Caso aconteça o cancelamento do seu CPF, agende um atendimento em uma unidade da Receita Federal e converse com um dos atendentes, levando seus documentos de identificação.

 

Documentos necessários para regularizar CPF na Receita Federal

– documento de identificação do contribuinte, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade)
– número de inscrição no CPF
– para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos: título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral

– documento de identificação do menor, tutelado, curatelado ou de outra pessoa física sujeita à guarda judicial, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade, certidão de nascimento)
– documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial
– registro que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito
número de inscrição no CPF

 

O que quer dizer quando o CPF está regular?

O CPF regular é aquele que não possui nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. Mas é importante entender que a situação cadastral não é a mesma coisa que situação fiscal. Ou seja, o contribuinte pode estar com a situação cadastral regular e ter débitos junto à Receita Federal.

 

Por que o CPF é importante?

O CPF é um dos documentos pessoais mais importantes da vida do cidadão. Com o Cadastro Pessoa Física é possível abrir contas bancárias, solicitar de empréstimo, participar de concursos públicos. Mas também, fazer financiamentos, comprar ou vender bens; receber benefícios do INSS, etc. Além disso, sua principal função é a identificação dos contribuintes no Imposto de Renda. Sendo assim, consultar a situação do CPF na Receita Federal é importante para qualquer pessoa. Quando o CPF está irregular, são impedidas de:

  • Movimentar ou abrir contas bancárias;
  • Pedir empréstimo;
  • Participar de concursos públicos;
  • Receber aposentadoria;
  • Fazer financiamento e outros.

 

Leia também:

CPF negativado: quem tem nome sujo pode tirar passaporte?

O que é score de crédito e o que fazer para melhorar o seu?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes