Anvisa proíbe venda de 2 lotes de chocolates Garoto; veja o que fazer se tiver produto

A Anvisa determinou que dois lotes de produtos da Garoto devem ser recolhidos por possibilidade de contaminação com vidro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira (18/10) a proibição de venda e o recolhimento voluntário de dois lotes de chocolates da marca Garoto Ltda. por suspeita dos produtos conterem fragmentos de vidro.

Um dos lotes é o da barra de 80g do chocolate ao leite de castanha de caju. O outro é do chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, também de 80 gramas.

“O procedimento de recolhimento foi iniciado pela empresa, tendo em vista a constatação de avaria em um dos equipamentos de produção da fábrica com risco de conter pequenos fragmentos de vidro em produtos dos lotes mencionados, podendo causar lesões na boca ou mucosas”, informou a Anvisa, em nota divulgada nesta terça-feira.

Após a iniciativa da empresa, a Anvisa publicou a Resolução-RE nº 3.420 de 17 de outubro de 2022, que proíbe a comercialização e distribuição dos lotes 225212941G e 225312941G, que podem apresentar riscos ao consumidor.

A Anvisa afirma que não há perigo em consumir outros produtos da Garoto. “Com base nos registros da empresa, há possibilidade de contaminação apenas nos dois lotes mencionados, não havendo restrição de uso dos demais produtos da Garoto”, alega o órgão.

A informação é de que parte dos produtos foram distribuídos para o estado de Santa Catarina e para a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, sede da fábrica. Nesses locais, a empresa informou que já está realizando a ação de recolhimento.

“A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.”, afirmou a Garoto em nota.

Lotes que serão recolhidos

  • Chocolate ao leite com Castanhas de Caju: Lote 225212941G; validade: 09/09/2023
  • Chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas: Lote 225312941G; validade: 09/09//2023

O que fazer se adquirir os lotes de chocolates Garoto recolhidos pela Anvisa?

Chocolate contaminado
Lotes que podem ter sido contaminados. Foto: divulgação/anvisa

Caso o consumidor tenha comprado alguma barra de chocolate proveniente de um desses lotes, a primeira orientação da Anvisa é de não consumir o alimento. Pois o órgão alerta que os pedaços de vidro podem causar lesões na boca e na mucosa.

Após identificar o produto, o cliente deve, então, ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa Garoto e pedir pelo reembolso da compra ou pela troca dos chocolates.

O número de telefone é 0800 055 95 50 e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 18h. O cliente também pode fazer a solicitação de troca ou reembolso pelo e-mail sacgaroto@garoto.com.br.

O órgão ainda alerta que o consumidor deve guardar a embalagem contaminada para apresentar à empresa, caso necessário.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes