Morre autor sul-africano antiapartheid Andre Brink aos 79 anos

O escritor sul-africano antiapartheid Andre Brink morreu na sexta-feira, aos 79 anos, vítima de um coágulo sanguíneo.

JOHANESBURGO (Reuters) – O escritor sul-africano antiapartheid Andre Brink morreu na sexta-feira, aos 79 anos, vítima de um coágulo sanguíneo, durante um voo para a Cidade do Cabo de uma universidade belga onde recebeu um doutorado honorário, informou a imprensa local. Brink, que escreveu em inglês e africânder, era um líder dos Sestigers, grupo de escritores influentes dos anos 1960 que eram contra o regime do apartheid. O romance de 1973 de Brink “Kennis van die aand” foi o primeiro livro escrito em africânder a ser banido pela minoria branca que governava a África do Sul. Foi posteriormente publicado em inglês ao redor do mundo com o título “Lookin on Darkness” (Olhando a escuridão).

Outros trabalhos de Brink

Livro“A Dry White Season” (Uma temporada seca e branca, 1979), talvez o romance mais famoso de Brink, era focado na morte de um ativista negro na prisão e foi posteriormente adaptado em um filme de Hollywood no qual estrelaram Marlon Brando e Donald Sutherland. “É com grande tristeza que perdemos uma das nossas mais brilhantes estrelas literárias”, disse Etienne Bloemhof, um dos editores de Brink, à rádio 702 Talk Radio.

A coleção de 1998 de Brink sobre a política da África do Sul, “Reinventing a Continent”, tinha um prefácio do herói antiapartheid Nelson Mandela, que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul depois do fim do regime da minoria branca em 1994.Seu último romance “Philida”, uma história sobre a escravidão na África do Sul em 1830, foi listado para o prêmio Man Booker.Brink, que também era um dramaturgo e acadêmico, era professor de inglês na Universidade da Cidade do Cabo.(Reportagem de Joe Brock)

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes