Hambúrguer de planta: você já experimentou a carne vegetal?
Soja, ervilha e grão-de-bico são alguns dos ingredientes utilizados para a fabricação da carne vegetal, produto que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de alimentos.
O hambúrguer de planta é um dos produtos que tem ajudado a impulsionar a indústria de alimentos produzidos a partir de vegetais. Em grande parte, o crescimento desse setor se deve ao fato de que cada vez mais pessoas estão aderindo ao vegetarianismo (quando não há consumo de carne) e ao veganismo (exclui qualquer produto de origem animal). Mas a qualidade dos itens disponíveis no mercado – e o sabor que se assemelha ao da carne animal – é uma razão igualmente importante para o feito.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope em 2018, o número de brasileiros que se definem como vegetarianos dobrou desde 2012. Hoje, eles representam 14% da população do país, ou seja, quase 30 milhões de pessoas.
No mundo inteiro, 10% dos indivíduos seguem algum tipo de dieta sem carne de origem animal. Ao mesmo tempo, o portal Health Careers informa que a carne vegetal já representa 2% de todas as opções desse tipo de produto nas prateleiras.
Mas o que é o hambúrguer de planta?
O hambúrguer vegetariano pode ser feito a partir de diferentes vegetais, como soja, lentilha, feijão, beterraba e grão-de-bico. Em geral, esses alimentos não se parecem com o hambúrguer tradicional, principalmente quando feitos em casa.
No entanto, a indústria tem avançado em suas pesquisas e, atualmente, existem versões que se parecem bastante com a carne de origem animal. Essa é a aposta, por exemplo, de duas startups americanas, a Impossible Burger e a Beyond Meat Burger, que já lançaram seus hambúrgueres de planta também no Brasil.
O objetivo desses produtos é imitar a carne bovina tanto na aparência e consistência quanto no aroma e sabor. No caso da Impossible Foods, isso foi alcançado a partir da heme, uma molécula rica em ferro que confere o gosto tão particular da carne assada e que está presente também em vegetais como trigo e soja.
O resultado foi tão bom que até a rede de fast food Burger King resolveu incluir o hambúrguer de planta da empresa em seu cardápio.
Razões para escolher o hambúrguer vegetariano
As carnes vegetais têm feito sucesso não só pelo sabor, mas também pela crescente preocupação com questões de sustentabilidade. Afinal, a pecuária é responsável por diferentes impactos negativos no meio ambiente, como o desmatamento de grandes áreas verdes.
Estudos recentes da Universidade de Michigan (Estados Unidos) mostraram, por exemplo, que a fabricação dos produtos à base de planta utiliza 99% menos água e 46% menos energia que a produção de carne vermelha. Além disso, carnes de planta reduzem em até 90% a emissão de gases de efeito estufa.
O aumento no consumo do hambúrguer de planta e outras variações vegetarianas pode ainda indicar maior cuidado com a saúde e a busca por uma alimentação com menos colesterol e gorduras saturadas. Também envolve motivos religiosos e posicionamentos conhecidos como cruelty-free, que valorizam artigos e atividades que não testam ou causam sofrimento aos animais.
Marcas brasileiras de hambúrguer vegetal
Aqui no Brasil, diversas empresas começaram a lançar suas versões do hambúrguer de planta. Em 2019, a Fazenda Futuro, de Volta Redonda (RJ), colocou no mercado o Futuro Burger, que simula a carne bovina e não contém glúten nem transgênicos. Ele é feito com proteína da ervilha, proteína isolada da soja e do grão-de-bico. A receita leva ainda beterraba, que confere uma coloração de carne malpassada ao hambúrguer.
A startup brasileira Behind The Foods também desenvolveu um hambúrguer vegetal que leva ingredientes como batata, proteína isolada de soja e ervilha. Ela promete que o sabor, a textura e o aroma são muito similares aos da carne bovina. Em breve, a companhia deseja oferecer também outras opções, entre elas salsicha e carne moída, tudo à base de plantas.
Para competir no mercado vegetariano, a JBS, maior produtora de carne do mundo, criou o Incrível Burguer. O produto – feito de soja, trigo, alho, cebola e beterraba – integra a família da marca Seara.
Por fim, a marca Superbom, que já desenvolve itens como maionese, leites e queijos vegetais, lançou o Burger Gourmet Vegan. Segundo a empresa, seu hambúrguer de planta leva proteína da ervilha, não contém glúten, transgênicos ou conservantes. Por outro lado, é enriquecido com vitaminas, ferro e zinco.
Eu como o vegano da sub way e o molho chedar tem gosto de gordura vegetal. Esses hambúrguer vegetal comercializados são caros demais. Eu preferi comprar uma beringela, cortar rodela grossa , preparar e empanar. Muito mais barato e mais prático . Esses hambúrgueres veganos sempre ficam mole, nunca serão igual a textura de carne e geralmente levam muito trigo ou glúten