Como substituir o arroz e experimentar novos sabores nas suas refeições
Apesar das variedades disponíveis no mercado, chega uma hora que o sabor do arroz cansa. Por isso, esse post traz várias dicas de como substituir o arroz nas suas refeições e descobrir uma porção de novas combinações!
Aprender como substituir o arroz e apostar em novos sabores é uma ótima saída para varias refeições. Afinal, apesar das variedades disponíveis no mercado, consumi-lo diariamente pode ser enjoativo. Conheça quais ingredientes vão substituí-lo e ainda dar um UP no seu prato!
Substitua por batata doce
Ela é gostosa frita, assada ou cozida. Muito versátil, a batata doce pode substituir o arroz perfeitamente! Isso porque, assim como o arroz, possui carboidratos que vão te manter saciado por um bom tempo.
Também é rica em vitaminas A e C, cálcio e fósforo, agindo na saúde intestinal e nos olhos. Com certeza é uma ótima pedida combiná-la carnes, fazendo um purê. Ademais, se você usa fritadeiras sem óleo, uma opção é colocar 15 minutos com o tempero de sua preferência.
Arroz de couve-flor ou brócolis
A couve-flor ou o brócolis são outra forma de como substituir o arroz. Como vantagem, eles ainda possuem quantidades bem menores de carboidrato que o arroz (ponto na dieta!).
Além das flores apenas cozidas no vapor, também dá para fazer o arroz de couve-flor ou de brócolis. A aparência é bem semelhante ao grão, mas com um sabor diferente que vai dar um up no seu almoço!
Então, para fazê-lo você só vai precisar cozinhar as flores até que fiquem al dente. Aí, basta picá-las bem fininhas ou dar uma batida rápida no processador!
Como substituir o arroz por quinoa
A quinoa pode ser facilmente encontrada em empórios e supermercados. Ademais, pode ser utilizada em grãos, flocos ou farinha. Como ela é um cereal, é uma ótima opção de como substituir o arroz.
Além disso, ela é muito mais nutritiva, sendo rica em proteínas, fibras e ferro, por exemplo. Dessa forma, a quinoa em grãos pode ser cozida, igualmente ao arroz, utilizando 2 xícaras de água para cada xícara do grão.
Opte por batatas
Se você está pensando em como substituir o arroz e variar seus pratos em sabores, a batata cumpre essa função com louvor. Isso porque ela é um verdadeiro coringa!
Pode ser consumida em forma de purê, frita, cozida em cubinhos, refogada, assada, com molho, na manteiga… A lista é longa e só depende da sua imaginação (ou de uma pesquisadinha no Google).
Espaguete de abobrinha para substituir o arroz
Outra ideia saborosa para substituir o arroz no seu prato, é usar a abobrinha como se fosse espaguete! Com certeza vai encher o seu almoço de sabor e praticidade, pois vai bem com praticamente tudo.
- Primeiramente, corte a abobrinha em fatias finas, imitando o espaguete.
- Logo após, coloque na folha de papel manteiga untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido em 200°C por 30 minutos
- Após completar o tempo, retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos.
- Então, separe os fios da abobrinha com o garfo e adicione o molho que preferir!
Trigo sarraceno é uma opção deliciosa
Essa é uma alternativa que poucas pessoas aproveitam, mas que têm textura e sabor muito ricos! Também é muito interessante para celíacos, já que não tem glúten. De quebra, ainda enriquece sua refeição com muitas proteínas, fibras e ferro.
Para preparar é fácil: cozinhe 1 xícara de trigo sarraceno com duas xícaras de água. Em seguida, deixe cozinhar por 20 minutos.
Como substituir o arroz por amaranto
Inegavelmente uma variação saborosa para substituir o arroz! Mais do que isso, é um grão riquíssimo, que previne o câncer e a osteoporose e também protege o sistema neurológico. Um alimento completo!
A forma de consumo indicada é o cozimento da mesma forma do arroz. Portanto, você pode adicioná-lo em pratos com carnes, sopas ou saladas. Se preferir, o grão cru vai super bem junto com frutas, leite e iogurte.
Repolho Picado vai te surpreender
Provavelmente você está acostumado a comer o repolho apenas cru e em salada. Assim, talvez ele não tenha tanta graça e você ache que ele não seja uma boa pedida de como substituir o arroz. Mas você não sabe o que está perdendo se ainda não fez o repolho refogado! Corte as folhas em pedacinhos pequenos e refogue na panela, com cebola e azeite.
Outra opção é grelhá-lo. Corte a cabeça de repolho em fatias e tempere com azeite, sal e pimenta. Deixe por 5 minutos em cada lado na grelha. Pronto! Além de ter baixo nível calórico, ele fica com um sabor suave e adocicado. Você nem vai lembrar do arroz!
Cevada para substituir o arroz
A cevada é um grão rico em proteínas, fibras e com um sabor versátil. O cozimento dela é como o do arroz. Mas se quiser ir além, coloque-a em saladas e sopas.
Aipim também é ótimo para substituir
Apesar de ter sabor e texturas bem diferentes do arroz, o aipim pode substituí-lo tranquilamente. Isso porque ela também combina com os acompanhamentos comuns do arroz. Vai bem com feijão, molho, carne… Além de saciar a fome da mesma maneira. Você pode fazê-lo cozido, frito ou em purê.
Receitas para Substituir o Arroz
Cuscuz Baiano de Milho
Ingredientes
- 500 g de flocos de milho pré-cozido
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
- 1 copo de água filtrada
Modo de preparo
- Na vasilha funda, coloque os flocos de milho e acrescente o sal, o açúcar e a farinha de mandioca.
- Em seguida, misture com as mãos e adicione água aos poucos.
- Quando a massa tiver homogênea, coloque na cuscuzeira por 10 minutos ou cozinhe em banho-maria.
- Como resultado, sirva com manteiga, ovos fritos ou acompanhamentos que escolher.
Aligot
Ingredientes
- 500g de batata rosa
- Sal a gosto
- 50ml de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 250ml de creme de leite fresco
- 250g de queijo gruyère ralado
- 250g de queijo muçarela ralado
Instruções
- Em uma panela com água fervente temperada com uma pitada de sal, coloque as batatas com casca para cozinhar.
- Quando estiverem bem macias e começando a formar rachaduras, tire-as da água ainda quentes.
- Então, pegue um pano seco para segurar as batatas e não se queimar.
- Descasque elas ainda quentes e amasse com a ajuda de um garfo ou amassador.
- Logo após, passe a batata amassada em uma peneira.
- Assim que fizer isso, disponha a batata peneirada em uma panela, junte o leite e a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo sempre.
- Do mesmo modo, quando a manteiga derreter completamente no purê, junte o creme de leite e misture até incorporar bem.
- Aí, é hora de juntar os queijos. Vá colocando pouco a pouco, intercalando entre porções de gruyere e muçarela.
- Mantenha o fogo baixo e mexa até incorporar todo o queijo.
Enfim, o ponto certo é quando ganhar uma consistência elástica. Agora é só servir e se deliciar!