Com ou sem furinhos? Aprenda a fazer Pudim de leite condensado

Veja aqui a origem e as receitas de bolo de chocolate e pudim de leite condensado, e uma sobremesa diferenciada da união das duas para quem ama elas e quer renovar o comum.

Pudim. Tá aí uma receita que divide opiniões. Tem quem goste de pudim com furinhos, tem quem goste do pudim sem furinhos e tem quem goste dos dois. Mas a verdade é que todo mundo adora um bom Pudim de Leite Condensado.

Origem do pudim de leite condensado

A receita teve origem em Portugal, não se sabe ao certo como, mas dizem que foi criada por um abade português que não revelava a ninguém a receita. Ao longo do tempo, diversos cozinheiros tentaram imitar o saboroso pudim, mas sem sucesso.

Após a morte do abade foi então descoberto seu caderno de receitas, e o pudim foi revelado. A receita original levava açúcar, gemas, água e toucinho de porco.

O pudim também foi ganhando adaptações ao longo do tempo, sendo mais conhecido nos dias atuais o pudim de leite condensado. O prato é um clássico da cozinha brasileira, então tome nota:

Pudem de leite condensado com furinhos

Screenshot 7 1

Ingredientes da calda
1 xícara (chá) de açúcar
Pudim:
1 Leite condensado 395g
2 medidas (da lata) de Leite
3 ovos
Modo de preparo da calda
1 Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.
2 Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher.
3 Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
4 Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
 Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Dicas para o pudim dar certo

– É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
 

Pudim de leite condensado sem furinhos

Pudim de leite condensado

 

Prepare-se para desvendar um dos grandes mistérios da culinária: um pudim bem liso e denso – geladinho, fica mais firme e fácil de desenformar.

2 latas de leite condensado
4 ovos
2 ½ xícaras (chá) de leite
Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem.
Então, acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes