Vote: qual escola de samba do RJ vai ganhar o Carnaval 2025?

Foram três dias de desfile e o público pode acompanhar o magnetismo do carnaval carioca e suas escolas de samba.

O Carnaval de 2025 terminou e nesta quarta-feira de cinzas, 5, vamos conhecer qual escola de samba do RJ é a campeã desse Carnaval. Ao todo, 12 agremiações concorrem ao título. Duas delas serão rebaixadas.

+ Quem ganhou o Carnaval de São Paulo

Portela | qual escola de samba do RJ vai ganhar

carnaval
Tomaz Silva/Agência Brasil

A Portela prestará uma grande homenagem a Milton Nascimento com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”. Sob o comando de André Rodrigues e Antônio Gonzaga, a escola celebrará a trajetória musical do artista, reforçando sua importância para a cultura brasileira e promovendo um desfile inesquecível.

Unidos de Padre Miguel | qual escola de samba do RJ vai ganhar

Retornando ao Grupo Especial, a Unidos de Padre Miguel levará para a avenida o enredo “Egbé Iyá Nassô”, uma homenagem a Iyá Nassô e ao Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho. O desfile de 2025 será desenvolvido por Lucas Milato e Alexandre Louzada, que chega como reforço à escola.

Imperatriz | qual escola de samba do RJ vai ganhar

Buscando mais um título após o vice-campeonato do último Carnaval, a Imperatriz Leopoldinense trará à Sapucaí o enredo “ÓMI TÚTU AO OLÚFON – Água fresca para o senhor de Ifón”. Com assinatura de Leandro Vieira, a escola volta a explorar a temática afro-religiosa, contando a jornada de Oxalá ao reino de Oyó para encontrar Xangô.

Unidos do Viradouro

A Viradouro vai em busca do seu quarto título com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”. O desfile, assinado por Tarcísio Zanon, mergulha na trajetória da entidade afro-indígena Malunguinho, abordando suas diferentes manifestações e a resistência do quilombo do Catucá, liderado por João Batista.

Estação Primeira de Mangueira

A verde e rosa levará à avenida o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, criado pelo carnavalesco Sidnei França. A proposta é revisitar a história da população negra no Rio de Janeiro, desde a influência bantu até as lutas contemporâneas contra a invisibilização e o racismo estrutural.

Beija-Flor de Nilópolis

A Beija-Flor dedicará seu desfile a um dos nomes mais importantes de sua história: Laíla. Com o enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os Sambas”, assinado por João Vitor Araújo, a escola fará uma viagem pela trajetória do artista, ressaltando sua conexão com a fé em Xangô e sua parceria com Joãosinho Trinta, que revolucionou o Carnaval.

Unidos da Tijuca

Tetracampeã do Carnaval, a Unidos da Tijuca apostará no enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”. A escola contará a história do orixá filho de Oxum e Oxóssi, destacando sua dualidade e importância dentro da cultura afro-brasileira. O desfile será marcado pelas cores azul e amarelo, símbolos tanto da entidade quanto da agremiação.

Salgueiro

O Salgueiro buscará seu décimo título com um enredo que promete emocionar: “Salgueiro de Corpo Fechado”. O carnavalesco Jorge Silveira e o enredista Igor Ricardo vão explorar a relação do ser humano com a proteção espiritual, trazendo um olhar profundo sobre fé e resistência.

Unidos de Vila Isabel

A Vila Isabel promete levar mistério e encantamento à Sapucaí com o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. Sob a direção de Paulo Barros, o desfile mergulhará no imaginário popular, resgatando as histórias de assombrações que acompanham as pessoas desde a infância.

Paraíso do Tuiuti | qual escola de samba do RJ vai ganhar

O Paraíso do Tuiuti levará para a avenida a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil. O enredo revisita sua trajetória desde o Congo até a escravidão no século XVI em Salvador, destacando sua resistência e identidade. A narrativa também trará a ressignificação de sua história pela ativista Marjorie Marchi, tornando Xica um símbolo da luta LGBTQIA+.

Acadêmicos do Grande Rio

A Grande Rio mergulhará na riqueza das lendas amazônicas com o enredo “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”. Inspirado na canção “Quatro Contas”, de Dona Onete, o desfile explorará as histórias e mitologias das águas, incluindo a Cabocla Jurema e as Belas Turcas, figuras emblemáticas do universo do Carimbó.

Mocidade Independente de Padre Miguel

Em 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica com o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”. A proposta é revisitar a identidade da escola, reavivando sua energia jovem e projetando um olhar sobre os desafios e possibilidades do futuro.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes