Sábado de aleluia pode comer carne? O que diz a Igreja Católica

O Sábado de Aleluia marca a espera da ressurreição de Jesus

A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes da tradição cristã. Este período lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Muitos fiéis modificam suas dietas durante a Semana Santa em observância e reflexão, mas até no sábado de aleluia?

O que não se deve fazer no Sábado de Aleluia?

O Sábado de Aleluia marca o silêncio e a espera da ressurreição de Jesus, e por isso é considerado um dia de reflexão, oração e recolhimento pelos católicos. Apesar de a Igreja Católica não estabelecer regras rígidas sobre o que se pode ou não fazer nessa data, algumas tradições se mantêm fortes entre os fiéis.

Durante a Semana Santa, é comum que os católicos evitem o consumo de carne vermelha, embora não haja uma orientação oficial da Igreja para o Sábado de Aleluia especificamente. O que se prega é que os fiéis evitem prazeres considerados mundanos, como festas e bebidas alcoólicas, para preservar o clima de luto e expectativa que antecede a celebração da Páscoa.

Ouvir música, por exemplo, não é proibido, mas muitos optam por não participar de eventos festivos. A proposta é viver o luto junto a Maria, mãe de Jesus, e aos discípulos, que aguardavam com dor e esperança o momento da ressurreição.

E o que significa ‘tirar a aleluia’?

A expressão tem origem em uma antiga tradição popular: como a Sexta-feira Santa é um dia sagrado, marcado por silêncio e respeito, dizia-se que os pais evitavam repreender ou castigar os filhos nesse dia. No sábado seguinte, o “passe livre” para a disciplina voltava, e daí surgiu o termo “tirar a aleluia”.

Vale lembrar que essa prática não tem respaldo oficial da Igreja Católica e faz parte apenas do folclore religioso. Hoje, é mais lembrada como uma curiosidade cultural do que como uma tradição realmente seguida.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes