Quem São Jorge protege e quem foi na bíblia? Conheça história

Santo é celebrado em 23 de abril

São Jorge é um dos santos mais populares no Brasil, tanto é que seu dia, 23 de abril, é feriado em diversas cidades. Pense em São Jorge e você provavelmente imaginará um cavaleiro heroico matando um dragão feroz e cuspidor de fogo. Por isso, o santo é chamado de protetor e reúne tantos devotos que buscam ajuda.

São Jorge também é padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros.

O santo morreu em Lida , Palestina, em 23 de abril, e foi um dos primeiros mártires cristãos que, durante a Idade Média, tornou-se um exemplo de bravura marcial e altruísmo. Seu nome não é citado na bíblia, mas morreu por sua fé em Jesus Cristo.

Durante a Idade Média, as pessoas acreditavam que o cavaleiro era um dos “Quatorze Santos Auxiliares” — um grupo de santos que podiam ajudar durante doenças epidêmicas.

A proteção de São Jorge é invocada contra diversas doenças graves, muitas fatais e de causas infecciosas. Portanto, a invocação é contra o mal.

Fatos curiosos sobre São Jorge?

– São Jorge se destaca entre outros santos e lendas porque é conhecido e reverenciado tanto por muçulmanos quanto por cristãos.
– Dizem que o santo matou o dragão perto do mar em Beirute, por isso a baía de São Jorge foi nomeada em sua homenagem.
– A festa do padroeiro é comemorada em 23 de abril, mas se cair antes da Páscoa, será comemorada na segunda-feira de Páscoa.
– A Igreja Ortodoxa Russa celebra três dias festivos ao santo a cada ano: 23 de abril, como é esperado, 3 de novembro, para comemorar a consagração de uma catedral dedicada a ele em Lida, e 26 de novembro, quando uma igreja em Kiev foi dedicada a ele.
– Na Bulgária, seu dia festivo é comemorado em 6 de maio com o abate e assado de um cordeiro.
– No Egito, a Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria chama São Jorge de “Príncipe dos Mártires” e celebra em 1º de maio. Há uma segunda celebração em 17 de novembro, em homenagem à primeira igreja dedicada a ele.
– É o santo padroeiro do Rio de Janeiro, Inglaterra e da Catalunha.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes