Quando é a páscoa em 2023 e por que muda a cada ano?
Para os católicos, a ressurreição representa o triunfo do bem sobre o mal, o pecado, a morte e o corpo físico.
Período com significado para cristãos e de muito chocolate nas prateleiras, a Páscoa é um uma das mais importantes para religiosos e a economia, por isso, todos os anos, pessoas correm para o calendário no intuito de saber qual será o dia da celebração. Em 2023, a Páscoa será celebrada no dia 9 de abril, domingo, após a Sexta-feira Santa.
Considerada “feriado móvel”, todos os anos a data é celebrada em datas diferentes e se torna uma referência para outros feriados importantes, como o Carnaval e Corpus Christi, por exemplo.
Em 2023, enquanto para os católicos a Páscoa será no domingo de 9 de abril, para a Igreja Ortodoxa Oriental a celebração ocorrerá em 16 de abril (data do calendário Juliano convertida para o calendário gregoriano)
No Brasil, os feriados são na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa e o cristão relembra a morte de Jesus, conhecida também por Sexta-Feira da Paixão.
Para os cristão e judeus, essa é uma das datas mais importantes do calendário. No cristianismo ela representa a ressurreição de Cristo, no judaísmo a data está ligada à libertação dos hebreus da escravidão.
VEJA | oração da quaresma
Como se sabe a data da Páscoa?
O Domingo de Páscoa ocorre sempre no primeiro domingo após a Lua Cheia Pascal . O que é a Lua Cheia Pascal? Este é especificamente o primeiro domingo após a lua cheia que ocorre em ou após o equinócio de março ou primavera .
Enquanto o Natal é fixado em um calendário solar (e próximo ao solstício de inverno), a Páscoa é baseada nos ciclos lunares do calendário judaico. Na religião cristã, a Última Ceia (que foi a refeição final que Jesus compartilhou com seus apóstolos antes de sua crucificação) foi uma festa da Páscoa. É porque a Páscoa é baseada em um mês lunar (que tem 29,5 dias) que a data da Páscoa pode realmente variar.
SAIBA: por que comemos peixe na sexta-feira santa
A Páscoa é feriado?
A Páscoa não é um feriado nacional, apenas uma data comemorativa durante as comemorações da Semana Santa e é uma celebração religiosa que marca a ressurreição de Jesus.
No entanto, a data pode ser definida com feriado estadual ou municipal, desde que algumas regras sejam seguidas. No caso dos estados, apenas um feriado é permitido – a data magna. Já os municípios têm autonomia para definir até quatro feriados religiosos. Por isso, em muitas cidades, embora não seja feriado nacional, a data é definida como um dia oficial de folga.
QUANDO É FERIADO EM 2023?
07/04/23: Sexta-feira Santa / Paixão de Cristo (sexta-feira)
09/04/23: Páscoa (domingo)
21/04/23: Tiradentes (sexta-feira)
01/05/23: Dia do Trabalho (segunda-feira)
08/06/23: Corpus Christi (quinta-feira)
07/09/23: Independência do Brasil (quinta-feira)
12/10/23: Nossa Sra. Aparecida (quinta-feira)
02/11/23: Finados (quinta-feira)
15/11/23: Proclamação da República (quarta-feira)
25/12/23: Natal (segunda-feira)
O que é a celebração?
A Páscoa é um feriado cristão que celebra a crença na ressurreição de Jesus Cristo. No Novo Testamento da Bíblia, diz-se que o evento ocorreu três dias depois que Jesus foi crucificado pelos romanos e morreu por volta de 30 dC
O feriado conclui a “Paixão de Cristo”, uma série de eventos e feriados que começa com a Quaresma — um período de 40 dias de jejum, oração e sacrifício — e termina com a Semana Santa, que inclui a Quinta-feira Santa (a celebração da Última Ceia de Jesus com seus 12 Apóstolos, também conhecida como “Quinta-feira Santa”), Sexta-feira Santa (na qual A crucificação de Jesus é observada) e o Domingo.
No Novo Testamento (1 Coríntios 5:7), Paulo conecta o Cristo ressurreto à Páscoa. Ele se refere a Jesus como o cordeiro pascal que foi sacrificado para a salvação de seu povo. Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos durante a Páscoa, então faz sentido que a Festa da Ressurreição esteja ligada ao feriado judaico. Hoje, os cristãos celebram o “mistério pascal”.