Quando desmontar a árvore de Natal? Espere até janeiro
Segundo a tradição da Igreja Católica, os enfeites e decorações natalinos devem ser desmontados e guardados no dia 6 de janeiro, ou dia dos Reis Magos.
Quando você deve desmontar sua árvore de Natal ? Depois que o dia de Natal passa, a atenção geralmente se volta para arrumar a casa e guardar a árvore, incluindo enfeites. Muitas vezes há confusão – e debate – sobre o momento certo para fazer isso. Mas você não deve ficar tentado a desmontar suas decorações de Natal muito rapidamente, porque a tradição estipula que elas devem durar um pouco mais do que você imagina.
Quando desmontar a arvore de Natal? Dia de reis magos
Segundo a tradição, uma árvore de Natal deve ser mantida até 12 noites após o Natal. Na religião cristã, a temporada de Natal termina na Epifania, que é comemorada em 6 de janeiro. Isso marca a data em que os Reis Magos chegaram para trazer presentes ao menino Jesus e, supostamente, determina a melhor época para retirar as decorações do feriado – incluindo A árvore de natal.
Este dia é chamado de Festa da Epifania , Noite de Reis ou Dia dos Três Reis e, em algumas partes do mundo, significa uma celebração tão grande quanto a do dia de Natal. E, embora aceitemos qualquer desculpa para deixar os enfeites vermelhos e dourados e as luzes multicoloridas acesas um pouco mais, a tradição diz que na verdade dá azar derrubar a árvore antes dessa data. Portanto, se você é a favor de deixar a decoração o mais longa possível, use essa desculpa quando sua família perguntar por que a árvore ainda está montada depois do Ano Novo.
Dia dos Reis Magos.
O Evangelho de Mateus conta a história dos três reis (também conhecidos como os três reis magos) Melchior, Gaspar e Balthazar que viajaram a Belém para saudar o menino Jesus com presentes de ouro, incenso e mirra. Embora o nascimento de Jesus seja comemorado no dia de Natal, os três Reis só o alcançaram doze dias depois – e é por isso que o Dia dos Três Reis é comemorado no 12º dia do Natal.
É também por isso que é tradição deixar sua árvore de Natal até 6 de janeiro – porque a temporada de Natal não termina até que o Dia dos Três Reis seja celebrado.
Veja as Simpatias dos Reis Magos para Atrair Fartura e Prosperidade
História da árvore de Natal
Um dos símbolos mais característicos do natal é a arvore, que costuma ser montada e enfeitada durante o mês festivo. Esse simbolismo é muito antigo, para culturas antigas, as árvores que ficavam verdes durante todo o ano, chamadas de perenifólias, eram símbolos de prosperidade. Principalmente para os povos que habitavam locais de inverno rígido, essas árvores eram marcantes, pois permaneciam verdes mesmo durante o inverno.
Por isso, a ideia de colocar árvores com folhas verdes dentro de casa passou a ser associada à ideia de fertilidade. Com o passar do tempo e à medida que a Europa era cristianizada, a árvore como símbolo pagão foi aos poucos integrada aos costumes cristãos. Agora, em diversas partes do mundo, a arvore se tornou um dos principais enfeites de natal.
O que é o Natal?
O Natal é um feriado religioso cristão comemorado anualmente no dia 25 de dezembro. Originalmente, a data era pagã e destinada a celebrar o nascimento do Deus Sol, no solstício de inverno. Mas a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos. Por isso, passou-se a comemorar o nascimento de Jesus. Não se sabe a data exata de quando Jesus nasceu, portanto, a festa e o feriado são simbólicos.
Relacionado: significado das cores no ano novo para ter sorte em 2023