Pode varrer casa na Sexta-Feira Santa? O que os cristãos podem ou não

Tradições da Sexta-Feira da Paixão atravessam gerações

Hoje, os cristãos vivem a Sexta-Feira Santa, um dos momentos mais marcantes do calendário de quem seguem a Jesus Cristo. Parte do período da Quaresma, ela é marcada por jejum, oração e penitência. E, como manda a tradição, isso se estende também ao prato.​ A dúvida comum nessa época é: o que pode e o que não pode comer na Sexta-Feira Santa? Pode varrer a casa? Ouvir música?

A resposta está ligada à tradição da Igreja Católica, que orienta os fiéis a se absterem de carne vermelha, frango, porco, ovelha e qualquer tipo de ave nesse dia. O objetivo é lembrar o sacrifício de Jesus Cristo, que morreu na cruz em uma sexta-feira.​ Então, como a mortadela é derivado da carne suína, também não deve entrar no cardápio do dia. Ovos e peixes são recomendados.

Além disso, a tradição recomenda evitar atividades festivas e comportamentos que desviem o foco da reflexão e do recolhimento. Isso inclui evitar festas, músicas altas e comportamentos que não condizem com o espírito de penitência do dia.​ Também não é um dia para fazer faxina na casa.

Embora não seja considerado pecado fazer qualquer uma dessas atividades neste dia, a igreja lembra que a Sexta-Feira Santa é um convite à introspecção e à conexão espiritual, e essas tradições já atravessam gerações.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes