Qual é a melhor escola de samba do RJ? Vote na sua favorita
Apresentações do grupo especial do Rio estão marcados para os dias 19 e 20 de fevereiro.
Os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro do carnaval 2023 começam neste domingo, 19 de fevereiro. Seis vão se apresentar no fim de semana, começando com a escola de samba Império Serrano, enquanto as outras seis entram na Marquês de Sapucaí na segunda-feira, 20 de fevereiro. Qual é a melhor entre elas? Vote na enquete do DCI e opine!
Votação Qual a melhor escola de samba do RJ 2023?
Qual é a melhor escola de samba de SP?
Quais as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro?
Império Serrano: a escola de samba abriu os desfiles do carnaval 2023 no Rio de Janeiro e trouxe como samba-enredo “Lugares de Arlindo”, que presta homenagem ao artista Arlindo Cruz. O projeto ficou sob o comando do carnavalesco Alex de Souza, com Darlin Ferrattry como a rainha de bateria e a dupla Marlon Flôres e Danielle Nascimento como mestre-sala e porta-bandeira.
Grande Rio: a atual campeã do carnaval no Rio de Janeiro foi a segunda entrar na avenida no primeiro dia desfiles. A escola de samba homenageou o cantor Zeca Pagodinho com o samba-enredo “Ô Zeca, O Pagode Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”.
Mocidade Independente de Padre Miguel: a terceira escola de samba na pista no primeiro dia, o tema escolhido foi “Terra de Meu Céu Estrelas do Meu Chão”, que trouxe o legado de artistas do Alto do Moura, seguidores do artesão Mestre Vitalino, sob o comando do carnavalesco Marcus Ferreira.
Unidos da Tijuca: a escola de samba entrou na avenida com o samba-enredo “É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei A Baía De Todos Os Santos A Se Mirar No Samba Da Minha Terra”. O tema falou sobre o carnaval baiano, orixás e santos e teve o carnavalesco Jack Vasconcelos, além da cantora Lexa como rainha de bateria.
Acadêmicos do Salgueiro: a agremiação trouxe samba-enredo escolhido foi “Delírios De Um Paraíso Vermelho”, que fala sobre liberdade de expressão.
Mangueira: a escola fechou os desfiles do primeiro dia do grupo especial do Rio de Janeiro, trazendo o enredo “As Áfricas Que A Bahia Canta”. O tema abordou a musicalidade baiana e o protagonismo feminino negro.
Paraíso do Tuiuti: a agremiação ficou com a tarefa de abrir os desfiles do segundo dia do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. Com os carnavalescos Rosa Magalhães e João Vítor Araújo a frente, o projeto traz o samba-enredo “Mogangueiro Da Cara Preta”, exalta a chegada dos búfalos ao Brasil.
Portela: a escola de samba de Madureira apresenta o enredo “O Azul Que Vem Do Infinito”, em homenagem à Majestade do Samba. A agremiação é campeã de títulos do Carnaval do Rio de Janeiro, somando 22 títulos ao longo de sua história, e já apresentou grandes nomes do samba.
Unidos de Vila Isabel: com o carnavalesco Paulo Barros trabalhando no projeto, em 2023 a Vila Isabel resolveu trazer o samba-enredo “Nessa Festa Eu Levo Fé”. O tema debate as diversas crenças e religiões do mundo.
Imperatriz Leopoldinense: com Maria Mariá como a rainha de bateria, a Imperatriz Leopoldinese traz para o carnaval de 2023 o samba-enredo “O Aperreio Do Cabra Que O Excomungado Tratou Com Má-Querença E O Santíssimo Não Deu Guarida”, que fala sobre a figura de Lampião.
Beija-Flor de Nilópolis: o samba-enredo abordado pela escola de samba é “Brava Gente! O Grito Dos Excluídos No Bicentenário da Independência”. O tema fala sobre a independência do Brasil e a expulsão das tropas portuguesas e tem os carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues na frente do projeto.
Unidos do Viradouro: em 2023 é a Viradouro quem fecha os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro. A escola de samba escolheu o samba-enredo “Rosa Maria Egípcia”, que traz a história da primeira mulher negra a escrever um livro, com o carnavalesco Tarcísio Zanon.
Ordem dos desfiles do grupo especial no Rio de Janeiro
Espetacular desfile com o lindo samba, cadencia e bem desenvolvido enredo proposto por Leandro Vieira sobre Lampião, parabéns Imperatriz