Dia de Todos os Santos é considerado feriado no Brasil?
A data religiosa é celebrada no dia 1° de novembro no mundo ocidental.
No dia 1° de novembro, sexta-feira, celebra-se o Dia de Todos os Santos no Brasil e no mundo ocidental. A data não é considerada feriado pela Constituição Federal, sendo apenas comemorativa. A celebração tem como objetivo reconhecer a vida e trajetória de todos aqueles que viveram em santidade segundo a tradição cristã.
No entanto, no dia seguinte, 2 de novembro, comemora-se o Dia dos Finados, que é considerado feriado nacional pela legislação brasileira. Esse ano, a data cairá em um sábado.
Dia de Todos os Santos é feriado ou ponto facultativo?
O Dia de Todos os Santos não é considerado feriado nacional pela Constituição Federal, e também não é ponto facultativo, mas um dia comemorativo. Com raízes religiosas, o Dia de Todos os Santos tem como objetivo celebrar a vida de pessoas que viveram em santidade, mas não foram reconhecidas oficialmente pela Igreja.
Segundo o veículo católico Canção Nova, a ideia é que os fiéis possam honrar as pessoas que buscaram uma vida santa segundo os princípios cristãos, mas não foram canonizadas. No dia 1°, várias missas são celebradas pelos católicos. Vale lembrar também que a data antecede um feriado nacional, o Dia dos Finados, que é assegurado pela Constituição.
Próximos feriados em 2024
Passado o Dia de Finados, os brasileiros ainda celebram mais três feriados esse ano. São eles: Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e o Natal.
15/11 (sexta-feira) – Proclamação da República
20/11 (quarta-feira) – Dia da Consciência Negra*
25/12 (quarta-feira) – Natal
Por que 1° de Novembro é Dia de Todos os Santos?
O Dia de Todos os Santos tem como intuito celebrar a vida daqueles que se dedicaram à santidade, mas não foram canonizados pela Igreja Católica.
De acordo com o site católico Canção Nova, o Dia de Todos os Santos é celebrado desde o século IV. Em Antioquia (atualmente cidade da Turquia), comemorava-se a vida de todos os mártires no domingo que sucedia o Pentecostes.
Essa data é celebrada 50 dias depois da Páscoa e celebra a ascensão de Jesus ao Céu na tradição cristã. Cem anos depois, o Papa Bonifácio IV decidiu que a data seria comemorada no dia 13 de maio.
Mas no ano de 835 d.C., o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1° de novembro a todos aqueles que viveram uma vida santa, mas não foram reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica. A data, então, se expandiu para o mundo ocidental e segue a mesma no Brasil.
Dia 2 é feriado?
O 2 de novembro, Dia de Finados, está no calendário de feriados nacionais do Brasil. Nessa data, as pessoas, comumente, se lembram de seus entes queridos, fazem visitas aos cemitérios e homenagens aqueles que se foram. Missas e cultos são celebrados nas igrejas também.
A celebração do Dia de Finados é antiga e não há relatos concretos de quando ele foi criado. Contudo, de acordo com o site católico, Vatican News, a comemoração do feriado na data em conhecemos no Ocidente se deu na Europa no século X. Até o ano de 998, a Igreja Católica celebrava missas para os mortos em diversas ocasiões, mas não havia um dia específico.
Mas esse ano, o abade francês Odilo de Cluny determinou que as celebrações seriam feitas em 2 de novembro. A partir daí, a tradição se estendeu ao mundo ocidental, que passou a comemorar a data no mesmo dia.
No Brasil, o Dia dos Finados foi determinado feriado nacional com a sanção do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002.