Desfile de carnaval 2023 SP: ordem das escolas de samba e horários
Aguardada festa começa em breve e desfiles já estão com dias e horários marcados.
Os desfiles de carnaval de 2023 finalmente vão começar! As apresentações das escolas de samba de São Paulo terão início no dia 17 de fevereiro, sexta-feira que marcará a entrada do grupo especial. Haverá também desfiles no sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro, além do final de semana seguinte, no sábado, dia 25.
+Carnaval de SP terá mais de 650 blocos de rua com Anitta a Daniela Mercury
Desfile de Carnaval do Grupo Especial na sexta-feira (17)
Resumo do cronograma – Sexta-feira, 17 de fevereiro
- Independente Tricolor: 23h15
- Acadêmicos do Tatuapé: 00h20
- Barroca Zona Sul: 01h25
- Unidos de Vila Maria: 02h30
- Rosas de Ouro: 03h35
- Tom Maior: 04h40
- Gaviões da Fiel: 05h45
O Desfile de Carnaval de SP será aberto pela Independente Tricolor, que se aparece no Sambódromo do Anhembi a partir das 23h15. O samba enredo deste ano da escola de samba é: “Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão”. A história apresentada fará uma alusão a guerra de Tróia, descrita na mitologia grega, com a conquista de espaços nos dias atuais.
A partir das 00h20, entra a Acadêmicos do Tatuapé. O samba enredo escolheu a cidade de Paraty para contar sua história. Com o tema “Do Caminho do Ouro A Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura E Biodiversidade. Paraty, Cidade Criativa da Gastronomia”, o projeto foi desenvolvido por Wagner Santos.
A escola Barroca Zona Sul entra na avenida à 01h25, com o tema “Guaicurus”. O samba enredo irá retratar povos primários que moravam nas regiões do centro-oeste antes de 1500.
A Unidos de Vila Maria aparece no desfile de Carnaval de São Paulo a partir 02h30, com o samba enredo: “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História! Fonte de Amor Muito Além do Carnaval”. O carnavalesco Cristiano Bara estará a frente do projeto, que relembrará momentos da história da escola, como apresentações inesquecíveis.
A escola Rosas de Ouro entra às 03h35 com o samba enredo: “Kindala! Que O Amanhã Não Seja Só Um Novo Nome”. O tema coordenado pelo carnavalesco Paulo Menezes traz um enredo afro que fala sobre respeito e igualdade racial.
A penúltima a entrar no Sambódromo na sexta-feira é a Tom Maior, a partir das 04h40, com o tema “Um Culto Às Mães Pretas Ancestrais”. O samba enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello e fala sobre criação, guias, força, respeito e devoção.
Por último, quem fecha o primeiro dia do desfile de carnaval em São Paulo é a Gaviões da Fiel, que se apresenta a partir das 05h45. Para este ano, eles preparam o tema “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”, que traz uma mensagem de paz, união e amor entre religiões.
+Adriane Galisteu sambando pela Portela viraliza na web
Desfile de Carnaval do Grupo Especial no sábado (18)
Resumo do cronograma de desfiles de Carnaval de SP em 2023 – Sábado, 18 de fevereiro
- Estrela do Terceiro Milênio: 22h30
- Acadêmicos do Tucuruvi: 23h35
- Mancha Verde: 00h40
- Império de Casa Verde: 01h45
- Mocidade Alegre: 02h50
- Águia de Ouro: 03h55
- Dragões da Real: 05h00
Os desfiles de sábado começam com Estrela do Terceiro Milênio a partir das 22h30. Com o tema “Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir”, a escola irá fazer uma homenagem aos grandes comediantes do país.
Depois, entra a Acadêmicos do Tucuruvi às 23h35. O samba enredo será “Da Silva, Bezerra. A Voz do Povo”, abordando a história do sambista Bezerra da Silva, conhecido pelo sucesso Malandro é Malandro e Mané é Mané.
A atual campeã de São Paulo, a Mancha Verde, entra no Sambódromo a partir de 00h40. Em 2023, eles escolheram o tema “Oxente, Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil”, para falar sobre a cultura do xaxado e de toda a região Nordeste.
A Império de Casa Verde entra às 01h45, trazendo o enredo “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical”. A escola de samba falará sobre a construção musical do Brasil, representatividade e ancestralidade.
A Mocidade Alegre chega às 02h50 para falar sobre o primeiro samurai negro, Yasuke, misturando as culturas do Japão e Brasil.
Águia de Ouro chega a avenida às 03h55 com o tema “Um Pedaço do Céu”. A história retratada irá trazer lembranças daqueles que já se foram e questionará a existência humana.
A Dragões da Real se apresenta a partir das 05h00, explorando a beleza e cultura de João Pessoa, capital da Paraíba, com o samba enredo: “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas”.
Desfile de Carnaval do Grupo de Acesso
Cronograma – Acesso I, domingo, 19 de fevereiro
- Nenê de Vila Matilde: 21h00
- X-9 Paulistana: 22h00
- Camisa Verde e Branco: 23h00
- Vai-Vai: 00h00
- Morro da Casa Verde: 01h00
- Colorado do Brás: 02h00
- Pérola Negra: 03h00
- Mocidade Unida da Mooca: 04h00
No domingo, dia 19 de fevereiro, o grupo de Acesso I entra no Sambódromo. Começando com a Nenê de Vila Matilde, às 21h00, o samba enredo da escola será “Faraó Bahia”, projetado pelo carnavalesco Fabio Gouveia.
A X-9 Paulistana entra às 22h00, com o samba enredo “Mas quem disse que eu te esqueço?”, cantando o Centenário da Dama do Samba.
Depois, vem Camisa Verde e Branco às 23h00, com com o tema “Invisíveis”, que fala sobre a socidade brasileira e os ignorados do sistema.
Em seguida, entra a meia-noite a Vai-Vai com “Eu também sou imortal”. Em seguida, a partir da 01h00, vem a Morro da Casa Verde, com o tema “Dinastia: História, poder e nobreza”, assinado pelo carnavalesco Danilo Dantas.
O Colorado do Brás se apresenta às 02h00, trazendo o samba enredo “A Ópera de um Pierrot”. Depois, às 03h00, chega a Pérola Negra com “Prepare o Seu Coração: Jair Rodrigues, Festa para o Rei Negro”, que homenageia o grande cantor brasileiro.
Por último, às 04h00, vem a Mocidade Unida da Mooca. O samba enredo é “O Santo Negro da Liberdade”, que resgata a história de Francisco José Chagas.
Grupo de Acesso 2 se apresenta no sábado (11)
O Grupo de Acesso 2 se apresenta no sábado, dia 11 de fevereiro. A ordem do desfile de carnaval começa com a Imperatriz da Pauliceia, às 20h00. O tema é “Bem-vindos à Vila Esperança – O Berço do Carnaval paulistano” e tem a frente o carnavalesco Pedro Magoo.
Às 20h50 entra a escola Amizade Zona Leste, que traz o samba enredo “Do Zé Pelintra ao Zé Ninguém, Qual Zé Você é?”. Em seguida, vem Brinco da Marquesa, às 21h40, com o tema “É Festa! No Brasil é Alegria o Ano Inteiro a Marquesa Comemora com Você…”, do carnavalesco Carlos Marques.
A Primeira da Cidade Líder entra às 22h30, com “70 anos de uma Escola Diferente, Lá vem Salgueiro!”, projetado pelo carnavalesco Ewerton Visotto. A Imperador do Ipiranga começa sua apresentação às 23h20, trazendo o samba enredo “Gratidão, Fé e Amor, VEM! Sou Imperador”.
Em seguida, 00h10, vem a Uirapuru da Mooca. A escola traz o tema “Amazônia: Terra do Uirapuru – Salve os donos da terra e suas lendas”, projetada pelo carnavalesco Antonio Carlos Ghiraldini. Pouco depois, 01h00, vem a Leandro de Itaquera, com o tema “Batuque, a Força da Raiz”.
A Unidos do Peruche entra a partir de 01h50. Com o samba enredo “A Essência que me seduz”, discutindo o perfume com funcionalidades que vão desde um ritual de beleza e sedução, até higiene e cuidado médico.
A Unidos de Santa Bárbara aparece às 02h40 com o tema “Kosi Ewe – Salve as Folhas”, em homenagem à Mãe Helena, fundadora da escola de samba. Depois, a partir de 03h30, vem a Torcida Jovem, com com o título “Torcida Jovem está presente e canta nas águas de mãe Iemanjá”, uma homenagem a Mãe de Todos, Iemanjá.
Às 04h20 tem apresentação da Camisa 12, que traz o enredo “Da inclusão à superação. Todos somos iguais. Sou um Campeão”, que discute a luta das pessoas com deficiência.
Por último, às 05h10, se apresenta a Dom Bosco. A escola escolheu o título “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia” e a apresentação homenageará o maestro Heitor Villa-Lobos. Ouça já:
Resumo do cronograma do desfile de carnaval do grupo de acesso 2 – Sábado, 11 de fevereiro
- Imperatriz da Pauliceia: 20h00
- Amizade Zona Leste: 20h50
- Brinco da Marquesa: 21h40
- Primeira da Cidade Líder: 22h30
- Imperador do Ipiranga: 23h20
- Uirapuru da Mooca: 00h10
- Leandro de Itaquera: 01h00
- Unidos do Peruche: 01h50
- Unidos de Santa Bárbara: 02h40
- Torcida Jovem: 03h30
- Camisa 12: 04h20
- Dom Bosco: 05h10
Como são julgadas as apresentações
Confira quais são os nove quesitos avaliados no desfile de carnaval 2023 SP:
- Harmonia: São avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).
- Samba-enredo: Ele se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
- Bateria: Analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.
- Enredo: O enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.
- Fantasia: Devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.
- Alegoria: Avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: São considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.
- Comissão de Frente: O jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.
- Evolução: De forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.
+Vai ter Carnaval na Avenida Paulista em 2023? Lista de blocos em SP