Desfile de carnaval 2023 SP: ordem das escolas de samba e horários

Aguardada festa começa em breve e desfiles já estão com dias e horários marcados.

Os desfiles de carnaval de 2023 finalmente vão começar! As apresentações das escolas de samba de São Paulo terão início no dia 17 de fevereiro, sexta-feira que marcará a entrada do grupo especial. Haverá também desfiles no sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro, além do final de semana seguinte, no sábado, dia 25.

+Carnaval de SP terá mais de 650 blocos de rua com Anitta a Daniela Mercury

Desfile de Carnaval do Grupo Especial na sexta-feira (17)

Resumo do cronograma – Sexta-feira, 17 de fevereiro

  1. Independente Tricolor: 23h15
  2. Acadêmicos do Tatuapé: 00h20
  3. Barroca Zona Sul: 01h25
  4. Unidos de Vila Maria: 02h30
  5. Rosas de Ouro: 03h35
  6. Tom Maior: 04h40
  7. Gaviões da Fiel: 05h45

O Desfile de Carnaval de SP será aberto pela Independente Tricolor, que se aparece no Sambódromo do Anhembi a partir das 23h15. O samba enredo deste ano da escola de samba é: “Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão”. A história apresentada fará uma alusão a guerra de Tróia, descrita na mitologia grega, com a conquista de espaços nos dias atuais.

A partir das 00h20, entra a Acadêmicos do Tatuapé. O samba enredo escolheu a cidade de Paraty para contar sua história. Com o tema “Do Caminho do Ouro A Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura E Biodiversidade. Paraty, Cidade Criativa da Gastronomia”, o projeto foi desenvolvido por Wagner Santos.

A escola Barroca Zona Sul entra na avenida à 01h25, com o tema “Guaicurus”. O samba enredo irá retratar povos primários que moravam nas regiões do centro-oeste antes de 1500.

A Unidos de Vila Maria aparece no desfile de Carnaval de São Paulo a partir 02h30, com o samba enredo: “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História! Fonte de Amor Muito Além do Carnaval”. O carnavalesco Cristiano Bara estará a frente do projeto, que relembrará momentos da história da escola, como apresentações inesquecíveis.

A escola Rosas de Ouro entra às 03h35 com o samba enredo: “Kindala! Que O Amanhã Não Seja Só Um Novo Nome”. O tema coordenado pelo carnavalesco Paulo Menezes traz um enredo afro que fala sobre respeito e igualdade racial.

A penúltima a entrar no Sambódromo na sexta-feira é a Tom Maior, a partir das 04h40, com o tema “Um Culto Às Mães Pretas Ancestrais”. O samba enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello e fala sobre criação, guias, força, respeito e devoção.

Por último, quem fecha o primeiro dia do desfile de carnaval em São Paulo é a Gaviões da Fiel, que se apresenta a partir das 05h45. Para este ano, eles preparam o tema “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”, que traz uma mensagem de paz, união e amor entre religiões.

+Adriane Galisteu sambando pela Portela viraliza na web

Desfile de Carnaval do Grupo Especial no sábado (18)

Resumo do cronograma de desfiles de Carnaval de SP em 2023 – Sábado, 18 de fevereiro

  1. Estrela do Terceiro Milênio: 22h30
  2. Acadêmicos do Tucuruvi: 23h35
  3. Mancha Verde: 00h40
  4. Império de Casa Verde: 01h45
  5. Mocidade Alegre: 02h50
  6. Águia de Ouro: 03h55
  7. Dragões da Real: 05h00

Os desfiles de sábado começam com Estrela do Terceiro Milênio a partir das 22h30. Com o tema “Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria! Um tributo à arte de fazer rir”, a escola irá fazer uma homenagem aos grandes comediantes do país.

Depois, entra a Acadêmicos do Tucuruvi às 23h35. O samba enredo será “Da Silva, Bezerra. A Voz do Povo”, abordando a história do sambista Bezerra da Silva, conhecido pelo sucesso Malandro é Malandro e Mané é Mané.

A atual campeã de São Paulo, a Mancha Verde, entra no Sambódromo a partir de 00h40. Em 2023, eles escolheram o tema “Oxente, Sou Xaxado, Sou Nordeste, Sou Brasil”, para falar sobre a cultura do xaxado e de toda a região Nordeste.

A Império de Casa Verde entra às 01h45, trazendo o enredo “Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical”. A escola de samba falará sobre a construção musical do Brasil, representatividade e ancestralidade.

A Mocidade Alegre chega às 02h50 para falar sobre o primeiro samurai negro, Yasuke, misturando as culturas do Japão e Brasil.

Águia de Ouro chega a avenida às 03h55 com o tema “Um Pedaço do Céu”. A história retratada irá trazer lembranças daqueles que já se foram e questionará a existência humana.

A Dragões da Real se apresenta a partir das 05h00, explorando a beleza e cultura de João Pessoa, capital da Paraíba, com o samba enredo: “Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas”.

Mancha verde em 2022
Mancha verde com o tema planeta água na edição do ano passado – foto: reprodução/jornal nacional/tv globo

Desfile de Carnaval do Grupo de Acesso

Cronograma – Acesso I, domingo, 19 de fevereiro

  1. Nenê de Vila Matilde: 21h00
  2. X-9 Paulistana: 22h00
  3. Camisa Verde e Branco: 23h00
  4. Vai-Vai: 00h00
  5. Morro da Casa Verde: 01h00
  6. Colorado do Brás: 02h00
  7. Pérola Negra: 03h00
  8. Mocidade Unida da Mooca: 04h00

No domingo, dia 19 de fevereiro, o grupo de Acesso I entra no Sambódromo. Começando com a Nenê de Vila Matilde, às 21h00, o samba enredo da escola será “Faraó Bahia”, projetado pelo carnavalesco Fabio Gouveia.

A X-9 Paulistana entra às 22h00, com o samba enredo “Mas quem disse que eu te esqueço?”, cantando o Centenário da Dama do Samba.

Depois, vem Camisa Verde e Branco às 23h00, com com o tema “Invisíveis”, que fala sobre a socidade brasileira e os ignorados do sistema.

Em seguida, entra a meia-noite a Vai-Vai com “Eu também sou imortal”. Em seguida, a partir da 01h00, vem a Morro da Casa Verde, com o tema “Dinastia: História, poder e nobreza”, assinado pelo carnavalesco Danilo Dantas.

O Colorado do Brás se apresenta às 02h00, trazendo o samba enredo “A Ópera de um Pierrot”. Depois, às 03h00, chega a Pérola Negra com “Prepare o Seu Coração: Jair Rodrigues, Festa para o Rei Negro”, que homenageia o grande cantor brasileiro.

Por último, às 04h00, vem a Mocidade Unida da Mooca. O samba enredo é “O Santo Negro da Liberdade”, que resgata a história de Francisco José Chagas.

Logos de samba enredo
Logo da pérola negra na esquerda e da mocidade unida da mooca na direita para o desfile de carnaval de 2023 – foto: reprodução/divulgação

Grupo de Acesso 2 se apresenta no sábado (11)

O Grupo de Acesso 2 se apresenta no sábado, dia 11 de fevereiro. A ordem do desfile de carnaval começa com a Imperatriz da Pauliceia, às 20h00. O tema é “Bem-vindos à Vila Esperança – O Berço do Carnaval paulistano” e tem a frente o carnavalesco Pedro Magoo.

Às 20h50 entra a escola Amizade Zona Leste, que traz o samba enredo “Do Zé Pelintra ao Zé Ninguém, Qual Zé Você é?”. Em seguida, vem Brinco da Marquesa, às 21h40, com o tema “É Festa! No Brasil é Alegria o Ano Inteiro a Marquesa Comemora com Você…”, do carnavalesco Carlos Marques.

A Primeira da Cidade Líder entra às 22h30, com “70 anos de uma Escola Diferente, Lá vem Salgueiro!”, projetado pelo carnavalesco Ewerton Visotto. A Imperador do Ipiranga começa sua apresentação às 23h20, trazendo o samba enredo “Gratidão, Fé e Amor, VEM! Sou Imperador”.

Em seguida, 00h10, vem a Uirapuru da Mooca. A escola traz o tema “Amazônia: Terra do Uirapuru – Salve os donos da terra e suas lendas”, projetada pelo carnavalesco Antonio Carlos Ghiraldini. Pouco depois, 01h00, vem a Leandro de Itaquera, com o tema “Batuque, a Força da Raiz”.

A Unidos do Peruche entra a partir de 01h50. Com o samba enredo “A Essência que me seduz”, discutindo o perfume com funcionalidades que vão desde um ritual de beleza e sedução, até higiene e cuidado médico.

A Unidos de Santa Bárbara aparece às 02h40 com o tema “Kosi Ewe – Salve as Folhas”, em homenagem à Mãe Helena, fundadora da escola de samba. Depois, a partir de 03h30, vem a Torcida Jovem, com com o título “Torcida Jovem está presente e canta nas águas de mãe Iemanjá”, uma homenagem a Mãe de Todos, Iemanjá.

Às 04h20 tem apresentação da Camisa 12, que traz o enredo “Da inclusão à superação. Todos somos iguais. Sou um Campeão”, que discute a luta das pessoas com deficiência.

Por último, às 05h10, se apresenta a Dom Bosco. A escola escolheu o título “Sinfonia Brasileira, uma aquarela em poesia” e a apresentação homenageará o maestro Heitor Villa-Lobos. Ouça já:

Resumo do cronograma do desfile de carnaval do grupo de acesso 2  – Sábado, 11 de fevereiro

  1. Imperatriz da Pauliceia: 20h00
  2. Amizade Zona Leste: 20h50
  3. Brinco da Marquesa: 21h40
  4. Primeira da Cidade Líder: 22h30
  5. Imperador do Ipiranga: 23h20
  6. Uirapuru da Mooca: 00h10
  7. Leandro de Itaquera: 01h00
  8. Unidos do Peruche: 01h50
  9. Unidos de Santa Bárbara: 02h40
  10. Torcida Jovem: 03h30
  11. Camisa 12: 04h20
  12. Dom Bosco: 05h10

 

Como são julgadas as apresentações

Confira quais são os nove quesitos avaliados no desfile de carnaval 2023 SP:

  • Harmonia: São avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).
  • Samba-enredo: Ele se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
  • Bateria: Analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.
  • Enredo: O enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.
  • Fantasia: Devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.
  • Alegoria: Avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.
  • Mestre-Sala e Porta-Bandeira: São considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.
  • Comissão de Frente: O jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.
  • Evolução: De forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.

+Vai ter Carnaval na Avenida Paulista em 2023? Lista de blocos em SP

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes