Origem do Carnaval: a história da festa mais animada do Brasil
Conheça da festa mais popular do Brasil
Existe um velho dito popular que diz que o ano só começa depois do Carnaval. Mas, pela primeira vez, o brasileiro vai ter que iniciar um novo ano sem a festa tradicional que marca a celebração que antecede o início da Quaresma, segundo o calendário católico Ocidental. A pandemia do novo coronavírus fez com que a comemoração fosse adiada não só no Brasil, mas também no mundo. Poucos sabem, mas a festa não é realizada apenas aqui. A origem do Carnaval vem de longa data.
Quando e onde surgiu o Carnaval?
O Carnaval é uma festa popular realizada em diferentes lugares do mundo, portanto, não é invenção brasileira como muitos imaginam. Segundo historiadores, a origem da festa vem da antiguidade, e existem algumas teorias e registros sobre quando foi inventada – e tudo indica que é ligada ao cristianismo.
No Brasil, por exemplo, o Carnaval foi “importado” pelos colonizadores portugueses, que ao chegarem no país, trouxeram diversos rituais europeus, entre eles festividades associadas à cultura cristã, como o próprio Carnaval. Apesar dos registros na Europa, a data também foi encontrada na Babilônia e Mesopotâmia. De acordo com os historiadores brasileiros, a festa se estabeleceu no Brasil durante os séculos XVI e XVII e tem como principal região o Rio de Janeiro.
Algumas das tradições mais conhecidas como o desfile e as máscaras, existem desde a idade média. Mas antes deste período, a festa já era associada aos prazeres e à “subversidade”, já que os papéis sociais eram invertidos, como, por exemplo, os homens se vestindo de mulheres. A associação entre o Carnaval e as orgias é relacionada com as festas de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos).
O Carnaval como é conhecido atualmente, remonta tradições presentes na festa de Roma, na Itália medieval. As festas duravam dias e dias, e eram regadas a álcool, fartura e danças. Os elementos circenses e a festa de rua pública também veem da mesma época. A cidade de Paris, na França, também teve um papel relevante como principal “exportadora da festa carnavalesca” para o resto do mundo.
Qual a escola de samba que mais ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro
Qual o motivo do Carnaval?
A festa é considera é um rito de passagem, tanto visto através da perspectiva das celebrações pagãs – na Mesopotâmia era um momento de comemoração do “ano novo” que se iniciava com a chegada de uma nova estação – como também na ótica cristã. Hoje em dia mesmo, a celebração se tornou para os brasileiros, uma data que inicia o resto do ano, por exemplo. Mas segundo historiadores, a Igreja pretendia manter uma data para as pessoas “cometerem seus excessos”, antes do período da severidade religiosa. Nesse momento, o Carnaval estendia-se durante várias semanas, entre o Natal e a Páscoa.
Qual é o significado do Carnaval para os cristãos?
Registros históricos apontam que a palavra “Carnaval” possui origem do latim “carnis levale”, cujo significado é “retirar a carne”. Para os cristãos, a etimologia da palavra está ligada ao jejum que deve ser realizado durante a Quaresma, assim como o controle dos prazeres mudanos. Com o passar dos anos, a Igreja Católica fez um movimento de ressignificação da data senso mais cristão.
Por isso também, a festa costuma ocorrer 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou às vezes em março (como no caso de 2020). Conforme o Cálculo da Páscoa, ocorre próximo do dia de Lua Nova.