Como ficou a classificação geral das escolas de samba do Rio de Janeiro 2023

Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval carioca neste ano

A apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira, 22, consagrou Imperatriz Leopoldinense como a grande campeã do carnaval carioca deste ano. A agremiação obteve a maior nota com o enredo sobre Lampião. Viradouro e Vila Isabel ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, enquanto a Império Serrano foi rebaixada.

Classificação das escolas de samba do Rio em 2023

A apuração das escolas de samba aconteceu na Praça da Apoteose, na Marques de Sapucaí, e foi transmitido ao vivo pela Globo. O desfile do Grupo Especial aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro, com doze escolas disputando o título de campeã do carnaval carioca. No próximo sábado, 25, as cinco agremiações mais bem posicionadas na classificação geral participam do desfile das campeãs.

1º lugar – Imperatriz Leopoldinense (269,8)

A Imperatriz Leopoldinense se apresentou com o enredo “O Aperreio Do Cabra Que O Excomungado Tratou Com Má-Querença E O Santíssimo Não Deu Guarida” sobre o ‘aperreio’ sofrido por Lampião ao ser barrado do céu e inferno após sua morte. A escola ficou em 1º lugar e se tornou a grande campeã deste ano.

2º lugar – Unidos do Viradouro (269,7)

Última escola a entrar na avenida, a Unidos do Viradouro ficou em 2º lugar na classificação geral. A agremiação apresentou o enredo “Rosa Maria Egípcia”, sobre a primeira mulher negra a escrever um livro.

3º lugar – Unidos de Vila Isabel (269,3)

A Unidos de Vila Isabel, 3ª colocada no carnaval 2023, entrou na Marquês de Sapucaí com o enredo “Nessa Festa Eu Levo Fé”, que abordou a fé da humanidade nas mais diversas crenças e religiões.

4º lugar – Beija-Flor de Nilópolis (269,2)

Na 4ª posição do carnaval carioca, a Beija-Flor de Nilópolis se apresentou com o enredo “Brava Gente! O Grito Dos Excluídos No Bicentenário da Independência”, sobre a ‘verdadeira’ independência do Brasil com a expulsão das tropas portuguesas.

5º lugar – Mangueira (269,1)

A Mangueira, que fechou o primeiro dia de desfiles na Sapucaí, ficou em 5º lugar no ranking das escolas de samba. A agremiação teve como enredo “As Áfricas Que A Bahia Canta”, dando destaque a musicalidade baiana por meio dos cortejos afros e protagonismo feminino.

6º lugar – Acadêmicos do Grande Rio (268,6)

Vencedora do Carnaval 2022, a Acadêmicos do Grande Rio neste ano ficou em 6º lugar. A escola homenageou o cantor Zeca Pagodinho com o enredo  “Ô Zeca, O Pagode Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”.

7º lugar – Acadêmicos do Salgueiro (268,5)

O Salgueiro desfilou na Marquês de Sapucaí com o enredo “Delírios De Um Paraíso Vermelho”, abordando principalmente a liberdade de expressão. A agremiação ficou com o 7º lugar na classificação geral do Carnaval carioca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vult (@vult)

8º lugar – Paraíso do Tuiuti (268,3)

Escola que abriu o segundo dia de desfiles, a Paraíso de Tuiuti apresentou o enredo “Mogangueiro Da Cara Preta” sobre a chegada dos búfalos ao Brasil, influenciado a manifestação cultural da região da Ilha de Marajó, no Pará. A escola ficou em 8º lugar na classificação.

9º lugar – Unidos da Tijuca (268,2)

A Unidos da Tijuca ficou em 9º lugar no carnaval carioca com o enredo “É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei A Baía De Todos Os Santos A Se Mirar No Samba Da Minha Terra”, como uma forma de homenagem ao carnaval baiano, santos e orixás.

10º lugar – Portela (267,7)

A Portela, que ficou em 10º lugar, apresentou o enredo “O Azul Que Vem Do Infinito”, em comemoração a própria história. A agremiação completa 100 anos em 2023.

11º lugar – Mocidade Indep. de Padre Miguel (266,6)

Neste ano, a Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em 11º lugar. A agremiação entrou na avenida com o enredo “Terra de Meu Céu Estrelas do Meu Chão”, sobre o legado de artistas do Alto do Moura, discípulos do artesão Mestre Vitalino.

12º lugar – Império Serrano (265,6)

A Império Serrano ficou em 12º lugar na apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro e foi rebaixada para a Série Ouro. A agremiação entrou na avenida com o enredo “Lugares de Arlindo”, em homenagem ao cantor Arlindo Cruz. O samba-enredo foi baseado no sucesso do artista, “Meu Lugar”.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes