Assista ao vivo o desfile das escolas de samba de SP no 1º dia

Sete escolas de samba desfilam hoje

O desfile das escolas de samba de São Paulo começam nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, com transmissão pela Globo, TV Brasil e Globoplay. Com ordem definida por sorteio, sete agremiações passam pelo Sambódromo do Anhembi a partir das 23h de hoje. Amanhã, mais sete entram na avenida para disputar o título do carnaval paulistano.

Onde assistir o desfile de São Paulo 2025?

O desfile das escolas de samba de São Paulo nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, serão transmitidos pelo canal aberto da TV Globo, Globoplay e pela TV Brasil .

A TV Globo transmite os desfiles da capital paulista e do Rio de Janeiro, e também exibirá ao vivo a apuração dos resultados dos desfiles. Bata sintonizar no canal aberto da Globo no horário indicado para acompanhar.

A transmissão da emissora terá o comando de Everaldo Marques e Valéria Almeida, com comentários de Milton Cunha, Judson Sales e Aílton Graça.

carnaval 5

Assistir ao desfile das escolas de samba pela internet

Globoplay: a plataforma solicita um cadastro gratuito para disponibilizar o sinal da Globo.

1- Acesse o Globoplay no navegador de seu smartphone ou celular. Se preferir, baixa o aplicativo disponível para iOS e Android.

2- Clique no canto superior direito para entrar na plataforma ou se registrar. Se você já tem uma conta Globo.com, insira o e-mail e a senha cadastrada anteriormente. Também é possível fazer login usando contas do Facebook e Google.

3- Se você não for cadastrado, insira os dados solicitados pela plataforma, como nome completo, data de nascimento, gênero, cidade de residência, e-mail e crie uma senha. Também é necessário aceitar os termos de uso e política de privacidade.

4-  Concluída a etapa do cadastro, retorne para a página inicial e clique em ‘Agora na TV’. A transmissão será iniciada em poucos segundos. O registro Globo.com pode ser usado para assistir a todos os dias do desfile das escolas de samba; só é necessário se cadastrar uma vez.

Ordem e horário do desfile de carnaval 2025 SP

Na capital paulista, o desfile de carnaval 2025 SP será realizado nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, sexta-feira e sábado, no Sambódromo do Anhembi.

Sexta-feira, 28 de fevereiro | desfile das escolas de samba

23h: Colorado do Brás
0h05: Barroca Zona Sul
1h10: Dragões da Real
2h15: Mancha Verde
3h20: Acadêmicos do Tatuapé
4h25: Rosas de Ouro
5h30: Camisa Verde e Branco

Os horários são de Brasília.

Como são julgadas as apresentações

Confira quais são os nove quesitos avaliados no desfile de carnaval 2025 SP:

Harmonia: são avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).

Samba-enredo: os jurados devem avaliar se a letra transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já a melodia deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Enredo: é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.

Fantasia: devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.

Alegoria: são avaliados os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: são considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.

Comissão de Frente: o jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.

Evolução: de forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.

>> Prefeitura suspende rodízio de carros em São Paulo

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes