1 de maio: saiba por que o Dia do trabalhador é feriado
O 1º de maio de 2021 será comemorado no sábado.
O dia 1 de maio é comemorado como o Dia Internacional do Trabalho em vários países, para comemorar o movimento trabalhista que deu início a várias reformas, como limitar as horas de trabalho para oito e licenças remuneradas.
O 1º de maio de 2021 será comemorado no sábado.
Dia de Ação de Graças: entenda porque a data é tão especial nos EUA
1 de maio – Dia do trabalhador
O Dia de Maio é uma celebração de 1º de maio com uma longa e variada história, que remonta a milênios. Ao longo dos anos, ocorreram diversos eventos e festividades em todo o mundo, a maioria com o propósito expresso de receber em uma mudança de estação (primavera no Hemisfério Norte). No século 19, o primeiro de maio assumiu um novo significado, à medida que um Dia Internacional dos Trabalhadores surgiu do movimento trabalhista pelos direitos dos trabalhadores e uma jornada de trabalho de oito horas.
A conexão entre o primeiro de maio e os direitos trabalhistas começou nos Estados Unidos. Durante o século 19, no auge da Revolução Industrial , milhares de homens, mulheres e crianças morriam todos os anos de más condições de trabalho e longas horas de trabalho.
Em uma tentativa de acabar com essas condições desumanas, a Federação de Sindicatos e Negócios Organizados (que mais tarde se tornaria a Federação Americana do Trabalho, ou AFL) realizou uma convenção em Chicago em 1884. A FOTLU proclamou que “oito horas constituem um dia legal trabalho a partir de 1 ° de maio de 1886. ”
No ano seguinte, os Cavaleiros do Trabalho – então a maior organização trabalhista da América – apoiaram a proclamação enquanto ambos os grupos encorajavam os trabalhadores a fazer greve e protestar.
Em 1º de maio de 1886, mais de 300.000 trabalhadores (40.000 somente em Chicago) de 13.000 empresas deixaram seus empregos em todo o país. Nos dias seguintes, mais trabalhadores se juntaram e o número de grevistas cresceu para quase 100.000.
Por fim, o dia 1º de maio foi escolhido para ser o Dia Internacional dos Trabalhadores para comemorar o caso Haymarket de 1886 em Chicago. Naquele ano, em 1º de maio, houve uma greve geral pela jornada de trabalho de oito horas. Em 4 de maio, a polícia agiu para dispersar uma assembleia pública de apoio à greve, quando um não identificado atirou uma bomba. A polícia respondeu atirando contra os trabalhadores. O evento levou a várias mortes.
1 de maio – Dia do trabalhador no Brasil
No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Hoje, o primeiro de maio é um feriado oficial em 66 países – incluindo o Brasil – e celebrado não oficialmente em muitos outros.
Frases do dia do trabalhador
“O prazer no trabalho coloca a perfeição no trabalho” – Aristóteles.
“Nada jamais chega a um que valha a pena, exceto como resultado de trabalho árduo” – Booker T. Washington
“Encontre algo que adore fazer e nunca mais terá que trabalhar um dia na sua vida” – Harvey Mackay
“Sem trabalho nada prospera” – Sófocles
“Ouse ser honesto e não tenha medo do trabalho” – Robert Burns
“Nada funcionará a menos que você faça” – Maya angelou
“Amadores sentam e esperam por inspiração. O resto de nós apenas se levanta e vai trabalhar” – Stephen King
“Aprendi o valor do trabalho árduo trabalhando duro” – Margaret Mead
“Todo trabalho que eleva a humanidade tem dignidade” – Martin Luther King Júnior.
“Nenhuma obra-prima humana foi criada sem grande trabalho” – Andre Gide
“O fruto do trabalho é o mais doce dos prazeres” – Luc de Clapiers
“Sem ambição, não se começa nada. Sem trabalho não se acaba nada. O prêmio não será enviado a você. Você tem que vencer” – Ralph Waldo Emerson