Veja as novelas com piores audiências da Globo
De Babilônia a Tempos Modernos, saiba quais novelas fracassaram na grade da Rede Globo
A Rede Globo é referência mundial quando o assunto são as novelas brasileiras. Com sucessos inquestionáveis como Roque Santeiro, Tieta, Top Model e Avenida Brasil, a emissora também produziu algumas tramas que fracassaram. Relembre as novelas com piores audiências da Globo, de acordo com a média geral anotada ao fim de suas exibições originais.
Travessia
Travessia está em seu terceiro mês de exibição mas já disputa o título de pior audiência da história do horário nobre com Um Lugar ao Sol (2021). A trama de Glória Perez tem apenas 23,6 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados do Kantar Ibope, atrás apenas da novela de Lícia Manzo.
Geração Brasil – novelas com piores audiências da Globo
Escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira em 2014, a trama foi exibida na faixa das sete e se tornou um fracasso de audiência e repercussão fechando com média de 19,4. À época, a novela foi alvo de críticas ao ator Murilo Benício, o que fez a Globo encurtar a produção e destacar a Copa do Mundo daquele ano.
Além do Horizonte
A trama de 2013 escrita por Carlos Gregório e Marcos Bernstein, não foi bem aceita pelo público e marcou apenas 19,7 pontos de audiência geral. Em seu elenco, contou com nomes como Thiago Rodrigues, Juliana Paiva, Vinícius Redd, Antonio Calloni e Christiana Ubach.
Negócio da China – novelas com piores audiências da Globo
Com autoria de Miguel Falabela, a novela exibida na faixa das seis em 2008 não superou as expectativas da Globo e registrou média geral de 20 pontos, 5 pontos a menos que Ciranda de Pedra, novela que foi exibida anteriormente. Nomes como Grazi Massafera, Ricardo Pereira e Natália do Valle integraram o elenco da produção global.
Tempos Modernos
A novela das sete foi exibida em 2010 e teve como protagonistas Antônio Fagundes e Grazi Massafera. Escrita por Bosco Brasil, a produção amargou uma média geral de 24 pontos, e uma série de críticas do público.
Babilônia
Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, a novela exibida na faixa das nove em 2015 foi um fracasso de audiência, chegando a perder para as tramas das sete e das seis da época.
A novela, que fechou com média geral de 25 pontos, causou polêmica com o público evangélico por abordar um romance entre duas personagens idosas protagonizadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.
Bang Bang
A novela de Mário Prata foi exibida em 2005 na faixa das sete e não decolou a audiência da Globo. À época, a Record exibiu Prova de Amor, atualmente em reprise, e incomodou a líder de audiência.
Com números baixos, a emissora escalou Carlos Lombardi para passar orientações, mas de nada adiantou. Bang Bang fechou com média geral de 27 pontos, algo inferior na época.
A Lei do Amor
Exibida em 2017 e escrita por Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, a novela foi uma pedra no sapato da Globo por conta da baixa audiência. Fechando com média geral de 27,2 pontos, a trama dividida em duas fases contou com nomes como Cláudia Abreu, Reynaldo Gianecchini, Vera Holtz, José Mayer e Tarcísio Meira no elenco.
O Sétimo Guardião
A novela de 2018 assinada por Aguinaldo Silva foi um dos fracassos do horário nobre dos últimos anos. Protagonizada por Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa, a história de realismo fantástico fechou com média geral de 28,8 pontos.
Apesar da baixa audiência, a trama foi processada por ex-alunos de Aguinaldo exigindo a coautoria da novela. À época, a Globo chegou a colocar os nomes dos alunos do curso Master Class nos créditos finais da produção.
Velho Chico – novelas com piores audiências da Globo
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Bruno Luperi em 2016, a novela está entre os maiores fracassos da Globo. Fechando com média geral de 29 pontos, a trama contou com nomes como Camila Pitanga, Antônio Fagundes e Christiane Torloni em seu elenco.
A novela ficou marcada pelo triste episódio da morte do ator Domingos Montagner, que morreu afogado nas águas do Rio São Francisco enquanto tomava banho de rio após as gravações da trama.
Em Família
Exibida em 2014 pela Rede Globo, a novela de Manoel Carlos contou com curta duração de 5 meses no ar e foi um fracasso de audiência marcando 30 pontos de média geral no Kantar Ibope. A trama contou com Bruna Marquezine e Gabriel Braga Nunes como os principais protagonistas.
Leia também: