Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de quê?
Imperatriz morreu aos 67 anos em Portugal
Teresa foi a esposa de Dom Pedro II, que em Nos Tempos do Imperador são interpretados por Letícia Sabatella e Selton Mello. Na vida real, a imperatriz viveu até os 67 anos, até a sua morte no exílio. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de que?
A imperatriz Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de quê?
De acordo com o Aventuras na História, a expulsão da família real do Brasil mexeu muito com a saúde da imperatriz. Além disso, após o episódio, as majestades receberam um recado do governo de Portugal que dizia que eles não eram bem-vindos em Lisboa.
O casal foi para Porto, enquanto Isabel e seus filhos foram para a Espanha. Em 24 de dezembro de 1889, Pedro e Teresa receberam a notícia de que haviam sido banidos do Brasil permanentemente.
Em seu diário, Dom Pedro II escreveu que o banimento “aniquilou a vontade de viver de D. Teresa Cristina” e ela passou a ter dor nas costas e muito frio, apesar de não ter febres.
A saúde de Teresa foi piorando até que seu sistema respiratório parou de funcionar. “Morro de dor e de desgosto”, foram suas últimas palavras em seu leito de morte.
Quem é Teresa em Nos Tempos do Imperador?
Assim como na vida real, Teresa é casada com Dom Pedro II – a união foi um acordo político, como os demais casamentos da época.
Ela é uma mãe dedicada para suas filhas, mas sofre ao saber que seu marido tem um caso com Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes). Apesar de saber sobre o romance proibido entre os dois há anos, Teresa nunca fez nada a respeito ou confrontou o Pedro sobre isso.
A imperatriz cuida de um museu com peças arqueológicas com a ajuda de Vitória (Maria Clara Gueiros).