Samuel de Nos Tempos do Imperador existiu na vida real?
Conheça as inspirações que levaram a criação do personagem.

Com muitos acontecimentos reais da formação do Brasil, a novela das seis trás vários nomes que muitos conhecem das aulas de história. Mas como a produção ainda é uma obra de ficção, o público pode ficar confuso sobre quais personalidades existiram e quais vieram da cabeça dos autores. Você sabe se Samuel de Nos Tempos do Imperador existiu? Vamos te contar!
Samuel de Nos Tempos do Imperador existiu?
O rapaz não é um personagem real. Interpretado por Michel Gomes, Samuel foi criado pelos escritores Thereza Falcão e Alessandro Marson. Assim como outros nomes de seu núcleo, como Pilar e Zayla, com quem ele vive um triângulo amoroso na novela.
Apesar de Samuel de Nos Tempos do Imperador não ter existido, é possível encontrar algumas inspirações no personagem em nomes reais: como os irmãos Rebouças, os primeiros engenheiros negros do país. André e Antônio conheciam o Dom Pedro II, pois seu pai, também chamado Antônio, era deputado e se tornou conselheiro do imperador.
Na trama de Nos Tempos do Imperador, Samuel pede a ajuda de Dom Pedro para ingressar na faculdade de engenharia, no entanto, há uma diferença na origem do personagem e os irmãos Rebouças. Samuel se chamava Jorge e era um escravo que lutava por liberdade, já André e Antônio foram ativistas pela abolição, mas nunca foram escravos.

Personagens reais
O personagem de Samuel não existiu na vida real e foi criada especialmente para a novela Nos Tempos do Imperador, mas muitos outros nomes do folhetim entraram para a história. Confira quem:
Família do Imperador
Dom Pedro II, Teresa Cristina e as filhas, as princesas Isabel e Leopoldina, existiram na vida real. Além das garotas, o casal também teve outros filhos, dois homens, que por enquanto não estão sendo abordados na trama. Além disso, a amante do imperador, a Condessa de Barral, também é real e foi a grande paixão de Dom Pedro II.

Relacionado – Saiba se Condessa de Barral teve filhos com Dom Pedro II
Militares
Solano Lopez, comandante das tropas do Paraguai durante a guerra que atingiu o Brasil durante os anos 1864 a 1870, é interpretado por Roberto Birindelli e também está nos livros de história. A batalha entre os países sul americanos existiu na vida real e será abordada na segunda fase de Nos Tempos do Imperador.
Outro nome real é o de Duque de Caxias, o personagem de Jackson Antunes comandou as tropas brasileiras durante a Guerra do Paraguai e outros conflitos que marcaram a história do Brasil.

Maridos e pretendente
Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, é papel do ator Daniel Torres e também existiu. O neto do rei da França se casou com a Princesa Isabel.
O alemão Luís Augusto de Saxe-Coburgo (Gil Coelho) também é outro nome famoso. Ele se casou com a princesa Leopoldina. Inicialmente, os pretendentes foram indicados de forma invertida, ou seja, o alemão devia ficar com Isabel e o francês com Leopoldina, mas quando os casais se conheceram, por afinidade, resolveram “trocar de lugar”.
Pierre de Orléans, também neto do rei da França, aparece em Nos Tempos do Imperador como pretendente de Isabel. Ele acaba conquistando a atenção de ambas as princesas, mas na história real não se casou com nenhuma delas.

Leia também – Conheça Gabriel Fuentes, ator que viverá Bernardinho na trama