Relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai e o que aconteceu
Conflito foi o mais sangrento e duradouro da América do Sul
Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Solano López (Roberto Birindelli), presidente do Paraguai, vai voltar para atrapalhar a vida de Dom Pedro II (Selton Mello). O ditador existiu na vida real e os países de fato entraram em conflito entre 1864 e 1870. O confronto deve ser exibido em breve na trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão, mas para quem está curioso, relembre quem ganhou a Guerra do Paraguai.
Quem ganhou a Guerra do Paraguai na vida real?
A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento, de maior proporção e duração da América do Sul. De acordo com reportagem de BBC, o Brasil, Argentina e Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados. No Paraguai, foram 280 mil vítimas.
O confronto teve início devido a um conflito interno no Uruguai e logo passou para o nível regional. Em 1864, a disputa entre o Partido Nacional (ou Branco) e o Partido Colorado causou a guerra. Isso porque o Partido Nacional, que governava o país, era o único aliado regional do Paraguai e lhe garantia uma saída ao mar.
Enquanto isso, o Partido Colorado era aliado do Brasil. Venancio Flores, general que comandava os colorados, com o apoio do Brasil, começou uma revolução para derrubar Bernardo Prudencio Berro, do partido Branco.
O Paraguai entra na história quando Solano López sai em defesa do governo uruguaio e ordena a captura de um barco mercante brasileiro, além de invadir o território do Mato Grosso, alvo de disputa entre os dois países.
O conflito durou seis anos, se encerrando em 1870. O Paraguai perdeu a guerra quando Solano López foi morto por soldados brasileiros, na Batalha de Cerro Corá, dando a vitória para os países adversários.
O Paraguai perdeu seus territórios para o Brasil e a Argentina, mas mesmo estando do lado vencedor, o país comandado por Dom Pedro II também teve prejuízos. O conflito contribuiu para o endividamento do governo brasileiro e foi uma das causas do enfraquecimento da monarquia.
Essa é uma das versões do início do conflito entre os países. Segundo o G1, historiadores ainda divergem sobre o motivo que realmente levou o Paraguai à guerra. Alguns especialistas defendem que o conflito era parte do plano do ditador de expandir suas terras e conquistar mais territórios.
O que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador?
Solano López irá formar uma aliança com Tonico Rocha (Alexandre Nero) para conquistar o comando do Brasil e acabar com os planos do casamento de Isabel (Giulia Gayoso).
Preocupado com o avanço do paraguaio, Pedro irá desabafar com Luísa (Mariana Ximenes): “Arrogante, violento, déspota! Solano López quer expandir o território paraguaio a qualquer custo. Se contar com apoio do Uruguai, o Brasil corre perigo”.
“E você supõe que o casamento de Isabel vai provocar algum tipo de retaliação? Vingança?”, questionará a Condessa de Barral. “O incidente em Coroado foi há tantos anos, mas Solano é imprevisível. Imagine dar a mão de Isabel para aquele ditador sanguinário!”, se preocupará o imperador.
Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo.
E no fundo o verdadeiro motivo que ouvimos lá pela região é que a Inglaterra tinha interesses comerciais na região e o Paraguay era um empecilho devido sua independência e por ser auto sustentável. Nesse tempo, Uruguay. Argentina e Brazil eram colônias inglesas..
Antes tivéssemos sido uma colônia inglesa. Hoje seríamos uma potência.
Dom Pedro II fraquejou e fez o jogo inglês. O Paraguai era mais evoluído dos países da América do Sul
Vc deve ter faltado as aulas de história , Brasil nunca foi colônia inglesa
Tônico rocha seria hoje do PT com certeza
Muito bom sabermos um pouco mais de história!
Parabéns a todos…
Eu dou risada… Brasil nunca foi colônia inglesa kkk
Valeu a pena o empenho do Brasil, na Guerra com o Ditador Salano Paraguai. Mesmo fazendo dívidas com a Inglaterra. Vocês já imaginaram se o Paraguai tivesse Portos Marítimos. Os navios paraguaio não saiam do Rio de Janeiro. Cigarros piratas, armas, drogas,munições. Étic Luiz Botucatu SP .
Vamos nos entregar ao Paraguai! Ainda da tempo…
Como é engraçado
Nossa história
Uma mentira atrás da outra
A única verdade é que o Brasil existe , e o povo somente vive sofrendo
Carissimo , o paraguai jamais foi impecilho para a Inglaterra, o mesmo vinha de uma gradual abertura comercial e tudo que alardeam sobre a “pujante ” economia paraguaia tinham apoio de um estaleiro britanico o “Blith & sons” , este financiou , na pratica , tudo que o paraguai implantou : ferrovia e telegrafo ( de uso quase exclusivo da familia lopez e militares) fundição ( que fez “poderosos” canhoes de bronze de alma lisa e implementos agricolas alem de utilidades domesticas que não atendiam a demanda interna) e o estaleiro ( que fabricava canoas e barcos pequenos de madeira) e todo este progresso foi posterior a maioria dos estados sul americanos
Solano Lopez sonhava com o Paraguai Maior, abocanhando terras do Brasil, Uruguai, Argentina e a consequente saída para o mar. Com antecedência se armou pra isso, bem antes, quase conseguiu. Guardadas as devidas proporções, era uma potência militar. Pegou o Brasil e as nações platinas de surpresa. Até hoje somos assim, navegamos displicentemente entre o perigo e as surpresa, esta a lição do evento.
Relatos a parte o que sabemos de concreto é que o ditador sanguinário do Paraguay fazia uso de crianças em seus exércitos oprimia o povo que era obrigado a aplaudir suas sandices e todo o progresso econômico e que teve no Paraguay só benefício o próprio ditador suas amantes, famíliares e seus aceclas. De certa forma o nosso Imperador libertou a população do julgo ditatorial.
Antes tivéssemos sido uma colônia inglesa. Hoje seríamos uma potência.
A pseudo realeza portuguesa era um bando de fracos ,e covardes ,vieram para o Brasil com médo de infrentar uma guerra
O Brasil nunca foi colônia inglesa que eu saiba fomos colonizados pelos portugueses em meados dos anos 1500…
O banco inglês Rotschild financiou a guerra ao Brasil. No exército imperial brasileiro, milhares de escravos foram forçados a lutar em troca de sua liberdade.
Leiam um livro chamado Genocídio americano , vão ter vergonha de ser brasileiro…
Esse livro, escrito por Chiavenato, é a mais rala das publicações sobre a guerra. O autor não usou fontes e dados fidedignos e se limitou a criar a sua versão. Foi un fracasso editorial. Existe uma vasta literatura sobre o assunto. Ler somente esse livro é o mesmo que ler a Folha de São Paulo e achar que está informado.
Não sei de onde a pessoa tira a ideia de ter vergonha de ser o que é,no caso brasileiro se aqui nascemos e aqui estamos porque se envergonhar do que é,por acaso isso muda algum coisa teria como morrer e nascer em outro lugar que não tenha vergonha de alguma coisa .
O triste é saber que até hoje o Brasil está cheio de Tonícos Rocha na política.
Dura nossa realidade.
Marina, existem estórias e histórias!
Acho que desde aquele tempo o povo brasileiro era enganado por fakes news, o vencedor foi a Inglaterra e os seus interesses, o perderdor foi o Paraguay.
Mas por favor dê a outra versão da história, a que parece ser a mais verdadeira.
Inacreditável que em 2021, com acesso fácil a internet para pesquisas. ainda existem pessoas que acreditam que o Paraguai foi vítima de um genocídio orquestrado pelo imperador D. Pedro II e Conde Déu, marido da Princesa Isabel. O ditador Solano Lopes, com 38 anos na época da guerra, invadiu Mato Grosso com o exército paraguaio e ordenou o estupro de milhares de brasileiras, mandou assassinar os próprios parentes, açoitou a própria mãe, colocou crianças de menos de 10 anos na frente de batalha, era alcoólatra, casado com uma famosa prostituta europeia e com mania de grandeza, aquele moleque guarani almejava uma a saída para o mar qualquer custo, a fim de contrabandear produtos, drogas e armas para o mundo todo através de portos marítimos conquistados no Brasil. Pagou sua arrogância com a própria vida ao ser morto como um porco pelo soldado brasileiro Chico Diabo, quando fugia covardemente pela mata nos arredores da capital Assunção. Continua com pena do Paraguai? Então vai morar e conhecerás o inferno sem lei onde tudo pode ou ao menos dê uma pesquisada no Google sobre a verdade dos fatos apurada recentemente pelos historiadores dos países envolvidos,
Cláudio Mello diz, parabéns pela sua explicação, quem sabe alguns queiram morar no Paraguai, o que falta a muitos mas muitos brasileiros é patriotismo, se déssemos valor ao nosso país, se deixassem de acreditar em falsas promessas desses políticos, se as pessoas procurassem ler e ter um pouco de conhecimento de quem é quem, talvez poderíamos mudar muitas coisas nesse país. Um ex. Muitas pessoas estão acreditando que o fato do preço da carne abaixar é pq o governo tirou imposto, é desejar ser ignorante
Patriotismo.??? Kkkkkkk burro. Patriotismo não serve pra nada. Brasil é a lixeira do mundo e isso não vai mudar. Aceita que dói menos.
Cada comentários 😂😂, brasileiros não sabem nem quem descobriu o Brasil, não sabem como foi a independência, fica nessa de independência ou morte, retardado em telas 😂😂😂