Quem matou Odete Roitman na novela Vale Tudo?
A trama discute a corrupção e falta de ética presentes na sociedade brasileira nos anos de 1980.

A novela Vale Tudo, originalmente exibida em 1988, está ganhando um remake na Globo, com estreia prevista para março de 2025. A trama de Gilberto Braga retrata a sociedade brasileira na década de 1980, e traz um dos maiores mistérios da teledramaturgia é: quem matou Odete Roitman?
Leila é quem matou Odete Roitman
A novela tem como tema central a corrupção, falta de ética e a inversão de valores no Brasil no final da década de 80. A discussão sobre honestidade e desonestidade era retratada por uma relação entre mãe e filha: Raquel Accioli (Regina Duarte) era uma mãe muito íntegra, enquanto sua filha, Maria de Fátima (Gloria Pires), era inescrupulosa e completamente o oposto de sua progenitora.
A filha, que só pensa em si, vende a única propriedade da família e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro, para realizar o sonho de ser modelo. Raquel vai atrás da filha e conhece Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), um carioca administrador de empresas, por quem se apaixona.
Enquanto isso, Maria de Fátima tenta seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho da poderosa empresária Odete Roitman (Beatriz Segall), diretora da Companhia Aérea TCA. Odete é a típica vilã de novelas: tenta manipular a vida dos filhos, trata mal seus empregados e se acha superior a todos.
A empresária acaba assassinada e este se torna o grande mistério de Vale Tudo: quem matou Odete Roitman? Apenas no último capítulo é revelado que Leila (Cassia Kis), a esposa de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), é a assassina de Odete. Ela atira na empresária por acreditar que Odete era Maria de Fátima – que havia se tornado amante de seu marido.
