Quem ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro 2022: Grande Rio é campeã

Escola de samba de Duque de Caixas tem conquista inédita

Acadêmicos do Grande Rio foi quem ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro 2022. A escola desfilou na Sapucaí no dia 24 de abril e conquistou os jurados com o enredo sobre a história de Exu. Essa é a 1ª vez que a escola de Duque de Caixas leva o título.

+ quando é o Carnaval 2024

Grande Rio foi quem ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro 2022

Grande Rio foi quem ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro 2022 – conquista inédita da agremiação. Comandada pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, a escola de Duque de Caxias levou para a Sapucaí o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” – de autoria de Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Cláudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.

A escola trouxe a rainha da bateria Paolla Oliveira vestida de de Pombagira, e foi nota 10 nos quesitos bateria, comissão de frente, alegoria, enredo, harmonia e fantasias.

O segundo lugar ficou com Beija Flor e o terceiro com a Viradouro – a campeã de 2022. A escola São Clemente foi rebaixada para o grupo de acesso, apesar da homenagem ao humorista Paulo Gustavo.

Notas da Grande Rio

Fantasias: 30
Harmonia: 30
Comissão de frente: 30
Samba-enredo: 29,9
Bateria: 30
Alegorias e adereços: 30
Enredo: 30
Mestre-sala e porta-bandeira: 30
Evolução: 30

Foto: Instagram/Grande Rio

Ranking das escolas de samba do Rio de Janeiro 2022

Acadêmicos do Grande Rio – 269,9
Beija-Flor de Nilópolis – 269,6
Unidos do Viradouro – 269,5
Unidos de Vila Isabel – 269,3
Portela – 269,2
Acadêmicos do Salgueiro – 268,3
Estação Primeira de Mangueira – 268,2
Mocidade Independente de Padre Miguel – 268,2
Unidos da Tijuca – 267,9
Imperatriz Leopoldinense – 266,9
Paraíso do Tuiuti – 266,4
São Clemente – 263,7

Quais os critérios para avaliação das escolas de samba?

São avaliados nove critérios para a escolha da escola de samba campeã do Carnaval. São eles: fantasia, samba-enredo, comissão de frente, enredo, alegorias e adereços, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, evolução e harmonia. São distribuídas cinco notas em cada quesito, e a menor é descartada da soma final de cada um deles.

As notas variam apenas entre 9 e 10, com diferença nas casas decimais – são elas que definem quem fica em primeiro e em último lugar, por exemplo. Há também punições que podem influenciar na nota final. Uma delas é que a escola precisa passar pela avenida entre 60 e 70 minutos, e qualquer minuto faltante ou estourado gera a perda de um décimo; as agremiações também precisam ter no mínimo 200 ritmistas na bateria e 60 baianas. Outros casos que podem gerar perda de pontos é se a escola trouxer animais ou se qualquer integrante estiver nu.

Harmonia: os jurados avaliam se todas as alas cantam o samba-enredo em consonância com o intérprete. As alas que não cantarem podem fazer com que a escola perca pontos.

Samba-enredo: neste quesito, são avaliadas a letra e a melodia separadamente. Para a letra, o júri julga se os versos estão adequados ao enredo, se há riqueza poética e se eles se adaptam à melodia.

Já para a melodia, são julgadas as características rítmicas do samba e a harmonização entre o canto e dança do desfile.

Bateria: os jurados avaliam como a cadência está em consonância com o samba-enredo, a conjugação dos sons, a criatividade e versatilidade do grupo.

Alegorias e adereços: neste quesito, os carros alegóricos são avaliados. Os jurados avaliam a beleza e se as alegorias combinam com o samba-enredo.

Comissão de Frente: são avaliadas a coreografia e a fantasia.

Enredo: é julgado em dois subquesitos, a concepção e a realização. O júri avalia desde a ideia apresentada inicialmente até a capacidade do enredo escolhido através das fantasias, alegorias e demais elementos do desfile.

Fantasia: também é julgada pelos subquesitos concepção e a realização. As cores, acabamento e criatividade são avaliadas.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: são avaliadas a harmonia, a coordenação e a integração do casal.

Evolução: neste quesito são penalizados os buracos, correrias e retrocessos das alas. Também julga a coesão do desfile, junto com a empolgação e vibração dos membros da escola que estão na avenida.

Quem tem mais títulos no Carnaval?

A Portela é a escola que tem mais títulos do Carnaval, com 22 conquistas. A Mangueira vem em segundo lugar com 20 desfiles vencidos, seguida da Beija-Flor (14), Salgueiro (9) e Império Serrano (9).

1º lugar: Portela – 22 títulos
2º lugar: Mangueira – 20 títulos
3º lugar: Beija-Flor – 14 títulos
4º lugar: Salgueiro – 9 títulos
Império Serrano – 9 títulos
5º lugar: Imperatriz – 8 títulos
6º lugar: Mocidade – 6 títulos
7º lugar: Unidos da Tijuca – 4 títulos
8º lugar: Vila Isabel- 3 títulos
9º lugar: Unidos da Capela – 2 títulos | Viradouro – 2 títulos
10º lugar: Estácio de Sá – 1 título
Prazer da Serrinha – 1 título
Vizinha Faladeira – 1 título
Recreio de Ramos – 1 título

+ Copa do Mundo 2022: tabela de jogos e horários da disputa no Catar

Aproveite e siga o DCI no Google News e acompanhe as últimas notícias do Brasil e do Mundo sobre entretenimento, futebol, TV e economia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes