Que dia estreia o Linha Direta em 2023?
Atração será comandada pelo apresentador Pedro Bial
O Linha Direta já tem data para voltar ao ar! 16 anos depois do fim do programa, a atração volta ao ar agora sob o comando de Pedro Bial e apresentará casos de grande repercussão fechados e outros que ainda estão em aberto, com os criminosos foragidos da justiça.
Veja: Apresentadores do Linha Direta
Linha Direta volta em maio de 2023
O programa Linha Direta estreia em 4 de maio de 2023, quinta-feira, de acordo com informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
A atração apresentará semanalmente dois casos, sendo um já resolvido e outro ainda pendente. Ambos terão características semelhantes. Além disso, Pedro Bial entrevistará eventualmente testemunhas ou vítimas do crime que possam dar depoimentos para aprofundar a história.
O Linha Direta é um programa jornalístico com temática policial exibido originalmente entre 1990 e 2007. A atração se dedicava a apresentar crimes nos quais os suspeitos ainda estavam foragidos da polícia. Os episódios incluíam um número para denúncias no final, o que ajudou a localizar e prender criminosos em todo o Brasil. A atração foi inspirada em programas norte-americanos como “Yesterday”, “Today and Tomorrow” e “The Unsolved Mysteries”.
Em 2003, a Globo até recebeu a medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) por produzir e exibir o Linha Direta, reconhecido por seus serviços prestados para a sociedade. O programa também foi indicado ao Emmy Internacional pela reportagem sobre o Césio 137.
A Globo oficializou a volta do Linha Direta em outubro do ano passado.
Veja: 4 motivos para Paraíso Tropical substituir O Rei do Gado
Quem vai apresentar o Linha Direta 2023?
Pedro Bial é quem assume a apresentação do Linha Direta neste ano. O jornalista de 65 anos é um dos mais famosos apresentadores da Globo, acumulando passagens por diversos programas da emissora.
O famoso começou a carreira na Globo como correspondente do Jornal Hoje, Globo Repórter e Fantástico, até que se tornou apresentador da atração dominical ao lado de Glória Maria. Também já passou pelo Jornal Nacional, Espaço Aberto e Na Moral.
Bial também é muito lembrado por apresentar o Big Brother Brasil entre 2002 e 2016, quando deixou a atração e foi substituído por Tiago Leifert.
Depois de deixar o BBB, o jornalista passou a comandar o Conversa com Bial, seu próprio programa de entrevistas, além do Som Brasil.
Além do trabalho como jornalista na TV, já escreveu livros, dirigiu documentários e emprestou sua voz para personagens do cinema como dublador.
Veja: Com quem Dália termina em Chocolate com Pimenta?
Quem foi o primeiro apresentador?
O Linha Direta teve três apresentadores ao longo dos anos em que esteve no ar. O primeiro foi Hélio Costa, que ficou no comando da atração entre março e julho de 1990. Depois, o programa encerrou a primeira temporada e o apresentador passou a se dedicar à política.
A atração só retornou para a programação em 1999, apresentado por Marcelo Rezende (1951-2017) que permaneceu à frente da atração até 2002. O carioca, depois de deixar a emissora, trabalhou na Rede TV, mas é mais lembrado por apresentar o Cidade Alerta, na Record, onde permaneceu até 2017, ano de sua morte. Ele foi vítima de câncer no pâncreas com metástase no fígado.
O terceiro apresentador do Linha Direta foi Domingos Meirelles, que permaneceu no comando da atração entre 2002 e 2007, quando o programa chegou ao fim. Hoje, ele está afastado da TV.
Apesar do grande sucesso, o Linha Direta saiu do ar após ter seu formato desgastado após tanto tempo no ar. O programa ficou ‘esquecido’, até que séries e documentários sobre crimes reais voltaram a fazer sucesso nos últimos meses, reacendendo o interesse do público por programas do gênero.