Uma das novelas mais emblemáticas da televisão brasileira, Tieta está de volta e será exibida a partir de 2 de dezembro no Vale a Pena Ver de Novo. A trama, exibida originalmente entre 1989 e 1990, completa 35 anos de história e promete reviver a nostalgia e o carinho do público, mantendo-se atual e instigante.
Relembre a história de Tieta
Tieta é ambientada na cidade fictícia de Santana do Agreste, localizada no sertão nordestino, e narra a história de Tieta, um jovem de espírito livre que é expulso de sua cidade natal pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), devido ao comportamento considerado escandaloso pela comunidade.
Após anos vivendo em São Paulo, Tieta (interpretada inicialmente por Claudia Ohana e depois por Betty Faria) retorna à cidade, agora rica e decidida a enfrentar aqueles que a humilharam, especialmente sua irmã Perpétua (Joana Fomm), conhecida por seu moralismo e preconceito .
A chegada da mulher em Santana do Agreste não apenas desestabiliza sua família, mas também causa um grande impacto em toda a cidade, cujos moradores vivem sob o jugo da tradição e do conservadorismo. Entre humor e crítica social, a novela aborda temas como hipocrisia, desejo de vingança e empoderamento feminino, tudo isso com um toque de irreverência e regionalismo que cativou o público.
Personagens icônicos de Tieta
Tieta, interpretada com brilho por Betty Faria, é uma protagonista de personalidade forte, que retorna ao Nordeste para desafiar as convenções da época. Sua irmã, Perpétua, encarnada por Joana Fomm, é uma das grandes vilãs da teledramaturgia, com seu estilo austero e um baú misterioso que esconde segredos.
Outros personagens carismáticos compõem o cenário de Santana do Agreste, como Carmosina (Arlete Salles), a divertida fofoqueira da cidade; o bonachão Osnar (José Mayer), grande amigo de Tieta; o devoto seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), sobrinho da protagonista e alvo de suas provocações; e Ascânio (Reginaldo Faria), que volta à cidade com a missão de trazer progresso e enfrentar dilemas éticos.
Além deles, outros personagens ficaram na memória do público, como Dona Milu (Mirian Pires), que sempre envolve suas falas com um “Mistééério!”, Tonha (Yoná Magalhães), Timóteo (Paulo Betti) com seu bordão “Nos trinques!” , e o engraçado Amorzinho (Lilia Cabral), que gritou “Ciniiiiiiira!” em referência à sua amiga interpretada por Rosane Gofman. Todos esses personagens, com suas expressões marcantes, desenvolveram para tornar dessa novela uma obra atemporal.