Qual o próximo caso do Linha Direta? (25/05)

Quarto caso da nova temporada vai ao ar na quinta

O Linha Direta até agora abordou casos que chocaram o país nos últimos anos, incluindo a morte de Eloá, em 2008, e de Henry Borel, em 2021. O programa vai ao ar às quintas-feiras, após o Cine Holliúdy, sob o comando do jornalista Pedro Bial. Confira qual o próximo caso do Linha Direta.

Qual caso será exibido no Linha Direta?

A edição desta quinta-feira, 25 de maio vai exibir o caso do “Golpe dos Nudes”, um crime virtual envolvendo extorsão. Criminosos exigiam valores altos da vítimas para não divulgar imagens íntimas.

No golpe criado, criminosos entravam em contato com as vítimas através de falsos perfis nas redes sociais. Depois de estabelecer uma relação mais íntima com a vítima, a suposta mulher enviava nudes por aplicativos de mensagens. Após o envio das primeiras imagens, os criminosos entravam em ação, com ameaças de extorsão a vítima, geralmente casada ou comprometida, e alegavam que as imagens recebidas eram de uma menor de idade. Com a promessa de não denunciar nem envolver a polícia, a quadrilha exigia o pagamento em dinheiro em troca de não expor a situação.

Os golpistas então se passavam por adolescentes, por familiares da suposta menor de idade com quem a vítima teria trocado mensagens pelas redes sociais, e até mesmo por policiais. Cenários simulando delegacia eram criados para maior veracidade ao golpe. Nos vídeos, criminosos atuavam como supostos delegados para pressionar a transferência de valores em um esquema que chegou a movimentar milhões de reais em ações comandadas de dentro de presídios de segurança máxima do Rio Grande do Sul.

O programa traz ainda alertas sobre como se proteger do golpe dos nudes, que viralizou e ainda é aplicado em todo o Brasil, e pede ajuda do público para localizar, através do telefone 181, Giliane Lindsai da Silva Abreu, uma das principais integrantes do grupo, que segue foragida da justiça desde 2021.

O Linha Direta sofreu uma tentativa de censura na terceira semana da nova temporada com o caso do menino Henry Borel. A defesa de Jairinho, um dos suspeitos de ter cometido o crime, conseguiu uma liminar para que o programa não fosse exibido, que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia seguinte.

Até agora, o programa também já exibiu o caso Elóa, crime que ocorreu em Santo André (SP) e terminou com a morte da adolescente de 15 anos, e a Barbárie de Queimadas, um estupro coletivo seguido da morte de duas vítimas em Queimadas (PB), em 2012.

A atração exibe dois casos por episódio, sendo um concluído e outro que ainda está em aberto, e disponibiliza um número para denúncias anônimas caso os espectadores tenham qualquer informação sobre os foragidos.

O semanal retornou ao ar 16 anos depois da exibição de seu último episódio, em 2007. Nesta nova versão, Bial também entrevista as testemunhas e vítimas dos crimes.

Além disso, o Linha Direta vai ao ar às quintas-feiras, na faixa das 23h, horário de Brasília. Todos os episódios são disponibilizados para os assinantes do Globoplay após a exibição na TV.

Veja: 4 casos que o Linha Direta ajudou a resolver

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes