Princesa Isabel: 7 curiosidades sobre a filha de Dom Pedro II
Conheça mais sobre a mulher famosa nos livros de história.
Filha do imperador Dom Pedro II com Teresa Cristina, a herdeira é sempre lembrada pela assinatura da Lei Áurea, o projeto que abolia a escravidão do Brasil. Porém, há muito mais conteúdo sobre a princesa nos livros de história que muita gente não lembra. Como o interesse pelo assunto tem surgido com a novela Nos Tempos do Imperador, hoje vamos te contar algumas curiosidades interessantes sobre a princesa Isabel.
Curiosidades – Onde a princesa Isabel está enterrada?
Os restos mortais da filha do último imperador do Brasil estão enterrados no Brasil. Até 50 anos após sua morte – a princesa faleceu em 1921 – o túmulo da princesa ficava na Europa, mas então no começo dos anos 70 isso mudou.
Em 1971, os restos da princesa Isabel foram trazidos ao Brasil, ficaram expostos por um tempo na Igreja do Rosário, no Rio de Janeiro, e recebeu as honras de chefes de Estados. Pouco depois, o caixão seguiu para Petrópolis e foi enterrado na catedral de São Pedro de Alcântara.
Foi chefe de estado durante tempo de Dom Pedro II fora
Quando Dom Pedro II saia do país por algum motivo, deixava os assuntos de Estado nas mãos da filha. A mulher foi regente três vezes.
A primeira ocasião aconteceu em 1871, no poder ela sancionou a Lei do Ventre Livro junto José Maria da Silva Paranhos e Visconde do Rio Branco. O projeto dizia que crianças nascidas de escravas não seriam escravas. A segunda vez aconteceu entre 1876 e 1877 e a terceira vez de 1887 e 1888, quando foi assinada a Lei Aurea.
Curiosidades da princesa Isabel – Problemas para engravidar
Isabel e Conde D’Eu enfrentaram grandes dificuldades para conceber filhos. O primeiro bebê do casal veio apenas depois de 10 anos de união, em 1874, mas a criança não sobreviveu. Foram necessárias 50 horas de trabalho de parto para que a princesa desse a luz, mas Luísa Vitória de Orléans e Bragança infelizmente faleceu ainda no útero e já nasceu morta. Segundo o Aventuras na História foi preciso quebrar alguns ossos do bebê para que a menina pudesse ser retirada do corpo da princesa.
Cerca de um ano depois, a princesa Isabel conseguiu engravidar novamente e desta vez deu a luz a um menino: Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança. Nos anos seguintes nasceram Antônio Gastão de Orléans e Bragança e Luís de Orléans e Bragança.
Foi declarada herdeira presuntiva antes de 1 ano de idade
O primeiro filho de Dom Pedro II e Teresa Cristina era considerado o herdeiro do trono no Brasil, Afonso Pedro, no entanto, o menino faleceu aos 2 anos de idade e por isso Isabel foi declarada herdeira aos 11 meses.
Outro bebê homem nasceu da união dos pais de Isabel e ela foi ultrapassada na linha de sucessão, porém, Pedro Afonso também faleceu ainda criança, então o título de herdeira presuntiva voltou para ela. Esse título pertence há alguém quando não há nenhum outro herdeiro preferível, na época era desejado que os herdeiros fossem homens, por isso mesmo sendo mais velha a princesa foi retirada do cargo quando o irmão do sexo masculino nasceu.
Curiosidades sobre a princesa Isabel – Troca de maridos
Isabel se casou com Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, no entanto, antes de trocar alianças com o rapaz, a princesa estava destinada a se casar com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota. Quando vieram ao Brasil, Gastão era pretendente de Leopoldina e Augusto de Isabel, mas tudo mudou quando eles conheceram.
Por motivos de afinidade, os casais preferiram trocar os pares e com a permissão de Dom Pedro II Isabel se casou com Gastão e Leopoldina com Augusto, ambas as cerimônias aconteceram em outubro de 1864.
Morreu no exílio
Depois da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, a família real foi exilada do Brasil. Isabel então foi para a Europa com o marido e os filhos. A mulher morreu na França em 1921. Os restos mortais dela permaneceram na França até 1971, quando houve o translado de seu caixão para o Brasil.
Primeira senadora do Brasil
Você sabia que a filha de Dom Pedro II foi a primeira senadora do Brasil? Essa é uma curiosidade sobre a princesa Isabel que não está no imaginário de todo mundo. Em 1871, quando tinha 25 anos, ela foi nomeada senadora e foi a primeira mulher no cargo no país.
Relacionado – Quem é Dumas em Nos Tempos do Imperador e o que ele fará na trama