Por que a TV Manchete faliu? Emissora exibiu Pantanal
Canal também ficou conhecido pelas novelas Xica da Silva e A História de Ana Raio e Zé Trovão
A Rede Manchete encerrou as atividades oficialmente em maio de 1999. Fundada no começo da década de 80 por Adolpho Bloch, a emissora produziu e exibiu Pantanal, uma das novelas de maior sucesso da história da televisão, mas isso não foi o suficiente para salvar o canal. Por que a TV Manchete faliu?
Por que a TV Manchete faliu?
A TV Manchete faliu pois acumulou dívidas e processos administrativos. Em maio de 1999, último mês do canal no ar, a empresa devia mais de seis meses de salário a mais de 1.500 funcionários, além de um grande passivo trabalhista e fiscal, de acordo com informações da revista Exame.
Durante os 16 anos que ficou no ar, a Manchete se destacou por sua programação variada e teledramaturgia. Foi o canal responsável por revelar Xuxa Meneghel e Angélica, que anos mais tarde migrariam para a Globo e se tornariam duas das maiores estrelas das décadas de 90 e 2000.
Em 1990, o canal atingiu o sucesso absoluto com Pantanal. A trama escrita por Benedito Ruy Barbosa fez com que a Manchete ultrapassasse a Globo em audiência durante a exibição de alguns capítulos da novela e alcançasse a liderança, feito inédito na história da emissora.
Além de Pantanal, Dona Beija (1986), Kananga do Japão (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Amazônia (1991) Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996) foram algumas das novelas mais marcantes da emissora.
Depois da falência da TV Manchete, as concessões foram transferidas para os empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho. O canal foi sucedido pela TV!, que pouco tempo depois se transformou em Rede TV!, no ar até os dias de hoje.
A marca e o arquivo com todas as fitas da emissora foram vendidos em leilão – Pantanal foi adquirida pelo SBT, que reprisou a trama em 2018.
Pantanal ganha remake na Globo
O remake de Pantanal estreia em 28 de março na Globo. Na época da exibição original da novela, a emissora da família Marinho demorou para admitir que a trama da concorrente era um verdadeiro sucesso, mas logo adquiriu os direitos para produzir uma nova versão da trama.
O folhetim vai ao ar depois de 32 anos da exibição original do folhetim. Quem fica com o papel de Juma Marruá agora é a jovem atriz Alanis Guillen – quem interpretou a menina onça em 1990 foi Cristiana Oliveira.
Jesuíta Barbosa é Joventino, papel de Marcos Winter na versão original. Marcos Palmeira é José Leôncio, enquanto Osmar Prado interpreta o Velho do Rio.
Juliana Paes assume o papel de Maria Marruá. Bruna Linzmeyer, Juliano Cazarré, José Loreto, Irandhir Santos, Almir Sater, Silvero Pereira, Murilo Benício e Dira Paes são alguns dos nomes que completam o elenco.
+ Em que ano o SBT reprisou Pantanal? Novela estará na Globo em 2022